PERCEPÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS VI - MONTEIRO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Finanças;

Acessos neste artigo: 63


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gabriela De Vasconcelos , Angelo Inacio Jacome De Moura

ABSTRACT
O indivíduo procura desempenhar suas metas e seus objetivos que são determinados ao longo da vida, para que ele alcance o que tanto almeja é fundamental que elaborar um bom planejamento, originário dessas metas adaptando-as as suas necessidades do cotidiano e reanalisando seus gastos. O presente estudo buscou analisar a percepção sobre educação financeira dos universitários do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VI, localizado no município de Monteiro, no estado da Paraíba. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa caracteriza-se como descritiva do tipo survey, objetivando descrever as características de determinada amostra de uma população. Diante da análise dos dados, observou-se que a maioria dos discentes não dispõem de um conhecimento sobre educação e controle financeiro, o que pode acarretar uma escolha menos consciente sobre a temática econômica, em um descontrole ou mal utilização dos recursos financeiros. Contudo, conclui-se que é importante a necessidade do fomento da educação financeira entre universitários a fim de que estes saibam gerenciar suas finanças.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário José Maxuel De Farias Ferreira 06-11-2023 23:32:39

Educação Financeira diz respeito a todo o conhecimento adquirido por uma pessoa ao longo da vida, ou seja, é uma área de estudo de fundamental importância, uma vez que uma das primeiras lições da economia é que os recursos são limitados e as necessidades humanas são infinitas, portanto, é preciso ter conhecimento de educação financeira para o bom gerenciamento dos recursos e também para se fazer boas escolhas. É fundamental que essa temática esteja no ensino regular das escolas, com carga horária determinada e em uma disciplina específica, que contribua para ampliar conhecimento sobre finanças.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.