Cultura inovadora na gestão pública: o caso de um laboratório de inovação de saúde pública

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Temas Correlatos: Empreendedorismo e inovação;

Acessos neste artigo: 111


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcelly De Freitas Gomes , José Eduardo Pereira Filho , Marcio Amorim Feitoza , Ana Paula Morgado Carneiro

ABSTRACT
No seio das interfaces que a cultura organizacional pode estabelecer, a inovação representa um elemento fundamental nos tempos recentes, sobretudo no segmento da gestão pública, constituindo um status relevante. O objetivo deste estudo foi discutir a cultura inovadora na gestão pública do Brasil tendo como foco a experiência de criação e estabelecimento de um laboratório de inovação na gestão pública da Fundação Oswaldo Cruz, denominado Pólen. As fontes de dados utilizadas incluíram análise da literatura recente referente ao tema da inovação e gestão pública, análise de documentos e entrevistas com atores-chave, recorrendo à triangulação dos dados como estratégia metodológica para reduzir os limites da pesquisa. Os resultados sugerem que as ações inovadoras decorrem da presença de atores sociais engajados e de abertura política, ascendendo a uma janela de oportunidades para novas abordagens e ações no campo organizacional. E a depender do espaço social em que a categoria inovação for acionada, haverá uma reorientação em função dos objetivos específicos de cada setor da organização, apesar de predominar uma narrativa sobre o valor da inovação no aperfeiçoamento do serviço público. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ivam Galvao Filho 20-11-2023 11:45:49

O trabalho apresenta uma problemática bem definida, assim como o objetivo geral. O tipo de revisão de literatura não está totalmente claro, como também o tipo de pesquisa e metodologia aplicada, ou seja, os autores explicam muito bem como será a metodologia de pesquisa, mas não esclarecem o tipo, me parece uma que será uma revisão narrativa em combinação com pesquisa documental e metodologia qualitativa, mas não está claro. Resumo não apresenta uma divisão clara de seções, mas no geral está bem escrito e pode ser considerado como altamente relevante para o contexto de inovação no setor.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.