PERDAS DURANTE O TRANSPORTE DE GRÃOS: UM ESTUDO ENVOLVENDO REDUÇÃO ATRAVÉS DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Operações e Logística

Acessos neste artigo: 51


Certificado de participação:
Certificado de Samuel José Rilko Alves Leite

Certificado de publicação:
Certificado de Samuel José Rilko Alves Leite

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Samuel José Rilko Alves Leite , Nilton Cezar Carraro

ABSTRACT
O presente trabalho visa o início de uma pesquisa frente a um problema amplamente recorrente, mas muito pouco comentado: a perda de grãos durante o processo produtivo, mais especificamente na parte de transporte da região sudoeste paulista, através da sistemática da gestão da cadeia de suprimentos, que leva em consideração partes logísticas e relacionais na entrega de produtos e serviços, e, com isso, tentar diminuir as perdas trazidas por parte do fenômeno que têm diversos fatores envolvidos, como as rodovias nacionais, e a manutenção delas trazidas pelo Estado ou por concessionárias que têm vias concedidas, e também pelas boas práticas de manejo de produto praticadas pelas empresas logísticas da região. Serão inicialmente realizadas pesquisas bibliográficas e, após estudo e levantamento de hipóteses, uma pesquisa de campo, utilizando entrevistas com empresas do setor logístico do sudoeste paulista para investigar as práticas utilizadas durante o transporte que possivelmente geram perdas. Espera-se encontrar soluções através dos conceitos de rede e da GCS para minimizar as perdas durante tal processo e, consequentemente, uma mitigação dos prejuízos causados por isso.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

O estudo aborda a problemática das perdas de grãos no transporte na região sudoeste paulista, destacando a importância da gestão da cadeia de suprimentos e propondo investigações práticas para identificar e mitigar os fatores contribuintes, visando reduzir prejuízos.

Foto do Usuário Gabriel Castro Da Silva 17-11-2023 09:29:58

Excelente trabalho! Esse projeto tem uma abordagem detalhada e abrangente sobre as perdas no transporte de grãos no Brasil, reconhecendo a importância do setor agrícola e os desafios logísticos associados a ele. Ademais, a revisão bibliográfica bem embasada e atualizada oferecem uma base sólida para a análise do problema, considerando tanto a gestão da cadeia de suprimentos quanto a infraestrutura de transporte. Se me permite, uma sugestão de melhoria para um possível desenvolvimento desse trabalho no futuro, seria a inclusão de um plano mais detalhado sobre como a pesquisa planeja abordar a questão da melhoria da logística. Por exemplo, poderia contemplar uma seção sobre propostas de soluções, como a avaliação de tecnologias emergentes, novas práticas de armazenagem ou até mesmo parcerias estratégicas para otimizar o transporte de grãos e reduzir as perdas. Isso poderia enriquecer ainda mais o projeto, oferecendo direções claras para a aplicação prática dos resultados da pesquisa. Gostei muito do projeto!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.