PARIDADE DE GÊNERO NOS CARGOS DE LIDERANÇA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR - IFES

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Temas Correlatos: Teoria das Organizações;

Acessos neste artigo: 72


Certificado de participação:
Certificado de Mariana Madeira Da Costa Santos

Certificado de publicação:
Certificado de Mariana Madeira Da Costa Santos
Certificado de Maikon Martins Ferreira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Maikon Martins Ferreira , Mariana Madeira Da Costa Santos , Caio Mattos Baeta Neves , Gustavo Miranda Gusmão , Angela Cristina Rocha De Souza , Ionete Cavalcanti De Moraes

ABSTRACT
A presente pesquisa tem como objetivo investigar se existe paridade de gênero nas funções de liderança em uma Instituição Federal de Ensino Superior - IFES brasileira no estado de Pernambuco. Neste artigo, objetiva-se identificar uma possível paridade de gênero na referida instituição, por meio de estudo de caso único, utilizando análise quantitativa de homens e mulheres ocupantes de todas as Funções de Confiança vigentes, no período de 2007 a 2022. A fundamentação teórica foca-se nos conceitos de liderança, liderança feminina, paridade de gênero e paridade de gênero nas instituições públicas. Inicialmente os resultados indicam certa paridade quando da verificação geral dos dados obtidos, porém, com a estratificação dos dados por função, ficou evidente que a paridade ainda está distante de ser uma realidade na instituição. Conclui-se que embora exista percepção de paridade de gênero nas funções de liderança de uma forma global, a presença masculina ainda predomina nas funções de alta gestão. 

Palavras-chave: Liderança feminina. Paridade de gênero. Função de confiança. Instituição Federal de Ensino Superior.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.