MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO NA CIDADE DE BRAGANÇA-PA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Temas Correlatos: Administração Pública;

Acessos neste artigo: 82


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Magaly Brito Costa , Carlos Andre Correa De Mattos

ABSTRACT
Motivação e satisfação com o trabalho são aspectos de destaque do comportamento organizacional e necessários para o bom desempenho organizacional. Nesse sentido, trabalhadores motivados e satisfeitos são reconhecidamente um ativo para as organizações tanto públicas, quanto privadas. Considerando esses aspectos, este estudo tem o objetivo de analisar e relacionar motivação e satisfação no trabalho entre servidores e estagiários de instituições de ensino superior públicas com campus no município de Bragança, no estado do Pará, Brasil, e, com isso, sugerir direcionamento para estratégias de gestão de pessoas. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2023 e ocorreu na forma de survey, exploratória e descritiva com amostragem não probabilística por acessibilidade. O tratamento de dados utilizou técnicas estatísticas na forma de distribuição de frequência, cálculos de porcentagens, medidas de consistência interna, dispersão, tendencia central e correlação. Os resultados mostraram servidores motivados intrinsecamente e satisfeitos com o trabalho. Quanto a motivação extrínseca a avaliação revelou um aspecto prejudicial da relação laboral. Observou-se que, tanto a motivação intrínseca quanto a extrínseca são associadas positivamente com a satisfação com o trabalho. Portanto, atuar na motivação é uma estratégia para aumentar a satisfação no trabalho e, com isso, melhorar o desempenho organizacional e assim sugere-se maiores estímulos extrínsecos para aumentar satisfação com o trabalho

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Natali Regina Farias Da Costa 23-10-2023 15:59:23

Prezados, parabéns pelo artigo! Um estudo se grande relevância para a cidade de Bragança-Pará. O assunto de motivação e satisfação ainda traz grandes descobertas em meio ao papel da sensibilidade humanac como um todo, sejam elas intrínsecas ou extrínseca. Fomentar esse conhecimento, habilidade e atitudes das pessoas pode gerir o melhor ou pior de cada indivíduo. O desafio é grande e constante que sempre levarão pela busca de estratégias para aumentar a satisfação e motivação associadas ao melhoramento do desempenho humano, seja quaisquer ambientes em que seja inserido. Novamente, parabéns pelo artigo.

Foto do Usuário Cleude Assunção 24-10-2023 10:00:44

Bom dia ! Me indentifiquei com o artigo e achei o estudo com grande relevância para a qualidade de vida do trabalhador público, pois a motivação não só alavanca o trabalho e também é o resultado de boas relações interpessoais entre gestores com colaboradores e entre os colegas de trabalho. A motivação vista como base para se ter satisfação no trabalho e assim gerando trabalhadores felizes e não adoecidos.

Pesquisadores, parabéns pelo trabalho. Com certeza, a motivação é um aspecto que deve melhorar o desempenho organizacional. Estímulos como a concessão de auxílio-alimentação e auxílio-saúde, são instrumentos que as instituições públicas podem conceder aos seus servidores, e servem de instrumento motivacional. Nós, aqui no Ceará, em nossa instituiçao, recebemos e estamos muito satisfeitos.

Foto do Usuário Eloisa Deloss Johann 03-11-2023 13:22:37

Parabéns pelo trabalho! Tão importante que seria interessante dar continuidade. Uma sugestão para autores, seria realizar uma pesquisa longitudinal para acompanhar o impacto das estratégias de gestão de pessoas na motivação e satisfação no trabalho ao longo do tempo. Isso permitiria avaliar como as intervenções específicas afetam esses aspectos e se os efeitos positivos observados na motivação intrínseca e satisfação no trabalho se mantêm consistentes ao longo do tempo.

Foto do Usuário Manuele Tavares De Brito 28-11-2023 09:24:59

A abordagem sobre motivação e satisfação no trabalho apresentada é fundamental para compreender o ambiente laboral, especialmente em instituições de ensino superior públicas. A abordagem parece fornecer uma base sólida para explorar as dinâmicas de motivação e satisfação no trabalho em instituições de ensino superior públicas, considerando a complexidade e a importância desses fatores no contexto educacional. Parabéns pelo artigo!

Foto do Usuário álaze Gabriel Do Breviário 04-12-2023 08:46:20

Costa e Mattos (2023), trabalho bem redigido, conduzido e concluído. Referencial teórico-temático coerente e consiste com a literatura científica da temática; referencial teórico-metodológico bem teorizado e operacionalizado; resultados e conclusões harmônicos e condizentes com a bibliografia referenciada. Quanto ao tratamento de dados quantitativo utilizado, como comentei em vários outros trabalhos e comento aqui também, a Estatística Descritiva pode e deve ser tratada - até é o que proponho aqui - como tratamento quantitativo de dados nível 1, que serve como base para classificar a pesquisa como quantitativa em sentido lato sensu - até para não desmerecer o uso do tratamento quantitativo de dados utilizado, o que valoriza o entendimento teórico-empírico-metodológico dos pesquisadores; já as técnicas próprias da Estatística Probabilística Inferencial, pode e deve ser tratada - também deixo como proposta aqui - como tratamento quantitativo nível 2, que serve como base para classificar a pesquisa como quantitativa em sentido stricto sensu, quantitativa propriamente dita mesmo. Parabéns pelo vosso trabalho!!!

Foto do Usuário Gilson Irineu De Oliveira Junior 05-12-2023 22:20:57

Parabéns pelo trabalho. Percebe-se como a motivação é aspecto a ser trabalhado como forma de melhorar o desempenho. Como continuidade, seria interessante propor formars estruturadas de fomentar a motivação.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.