FATORES ASSOCIADOS AOS ATRASOS NA ENTREGA DE PRODUTOS EM UMA EMPRESA DO SETOR METALÚRGICO: UM ESTUDO DE CASO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Operações e Logística

Temas Correlatos: Gestão de Operações e Logística;

Acessos neste artigo: 77


Certificado de publicação:
Certificado de Carolina Dos Santos Nunan
Certificado de Maria Aparecida Fernandes Almeida

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Carolina Dos Santos Nunan , Maria Aparecida Fernandes Almeida , Julia Barbosa Almeida Silva , Juliana Luiza Da Silva , Thawany Nielly Nunes Da Silva

ABSTRACT
A necessidade de manter-se em um ambiente, altamente, competitivo requer das empresas mais percepções ágeis quanto as condições e desejos de seus consumidores. Um dos indicadores mais utilizados para medição de satisfação dos mesmos é sobre o cumprimento dos prazos de entrega acordados.
Este estudo teve como objetivo compreender as causas internas dos atrasos de entrega de produtos em uma empresa multinacional do ramo metal-mecânico nos anos de 2019, 2020 e 2021. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, através de
do levantamento e análises feitas, a partir de interpretação de relatórios gerenciais e por meio da aplicação de um questionário, com a participação de 30 colaboradores. Para análise do desempenho, utilizou-se o indicador da empresa denominado DPI - Delivery Performance Indicator, em que se apurou disparidades em relação à meta do período analisado. Também, foram calculados o OTIF (On Time in Full) dos referidos anos e constatou-se que não ultrapassaram a marca de 85%, enquanto o percentual almejado seria de 95%. Nesse contexto, principais causas internas dos atrasos foram analisadas e identificou-se as famílias de produtos mais representativas por meio da ferramenta da Curva ABC. Os resultados apontaram que a família de itens da classe A representou 76,6% dos atrasos, impactando de forma considerável no DPI.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Eder Luz Xavier Dos Santos 06-12-2023 09:18:43

Parabéns pelo trabalho, tal abordagem é de suma importância para análises de todo sistema de produção.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.