Gerenciando a Comunicação Compassiva na Relação Entre Mídia e Conhecimento

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração da Informação

Temas Correlatos: Teoria das Organizações;

Acessos neste artigo: 66


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Eloisa Deloss Johann , Richard Perassi Luiz De Sousa , Thuana Bruna Raimondi

ABSTRACT
Neste artigo, apresenta-se elementos, aspectos formais e dinâmicos que caracterizam os corpos das pessoas como mídia, porque configuram informações e participam da comunicação interpessoal. Com relação à dinâmica da comunicação interpessoal, considera-se também que todos os sinais sensorialmente percebidos provocam afetos, sentimentos e cognições, resultando em saberes ou conhecimentos tácitos e significados ou conhecimentos explícitos. Indica-se ainda que a adoção de recursos e ações de comunicação compassiva ou não violenta é  necessária na gestão organizacional. Isso porque os recursos e as ações para a comunicação compassiva promovem harmonia nas relações interpessoais, permitindo que as interações sejam colaborativas, cooperativas e produtivas, para o sucesso da organização. O estudo descrito neste artigo foi baseado em pesquisa descritivo-qualitativa, com as seguintes etapas: exploratória, teórico-bibliográfica e descritivo-interpretativa. Entre os resultados propostos, destaca-se o uso do modelo de Socialização, Externalização, Combinação e Internalização (SECI), para explicar a produção do conhecimento com a comunicação compassiva no ambiente organizacional.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Guilherme Salm Duarte 05-11-2023 23:41:59

O artigo destaca a importância da Comunicação Não-violenta (CNV) na gestão organizacional. Abordando como a CNV promove a colaboração e a produtividade, a dinâmica da comunicação interpessoal também é explorada, mostrando como os sinais sensoriais influenciam emoções e conhecimentos. Algo que me chamou a atenção foi o fato de texto ressalta a relevância da CNV na criação e compartilhamento de conhecimento, exemplificando com o modelo SECI, achei muito interessante! O trabalho ficou excelente, parabens aos autores!!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.