ANÁLISE DOS IMPACTOS DA COVID-19 NOS RESULTADOS DAS CINCO MAIORES INSTITUIÇÕES FINACEIRAS DO BRASIL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Contabilidade;

Acessos neste artigo: 143


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Igor Faria De Araújo , Simone Alves Da Costa

ABSTRACT
A pandemia de SARS-COV-2, cujo estopim remonta a março de 2020, gerou impactos negativos em diversos âmbitos, como sociais, sanitários, econômicos e financeiros. Grandes instituições financeiras, responsáveis pela promoção do crédito, deste modo intrinsecamente ligadas ao desenvolvimento econômico, não fugiram aos seus efeitos, e sofreram, direta ou indiretamente, impactos. O objetivo deste trabalho foi analisar os impactos da crise sanitária causada pela COVID-19 nos resultados das maiores instituições de crédito brasileiras durante os anos de 2020 e 2021. Sob a ótica das maiores instituições creditícias brasileiras em termos de concentração de crédito, observando-se sua relevância para a sociedade, o estudo analisou os impactos da pandemia sobre o ROE, ROA e Índice de Basileia destas instituições. Neste intuito, extraiu-se, dos relatórios financeiros de cada instituição analisada (Banco Itaú, Banco Bradesco, Banco do Brasil e Banco Santander), para os períodos de 2016 a 2021. Então, aplicou-se o teste t de Student para verificar possíveis diferenças de médias entre informações observadas no período analisado. Concluiu-se que os indicadores ROE e ROA não apresentaram diferenças estatisticamente relevantes entre os períodos para nenhuma empresa, enquanto o Índice de Basileia apresentou diferenças de médias, à significância de 1%, para os Bancos Itaú, Bradesco e Santander.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jose Thiago Andrade Silva 06-11-2023 10:53:41

Em geral, o trabalho fornece uma análise inicial dos impactos da pandemia nas maiores instituições de crédito do Brasil, mas reconhece suas limitações e aponta para a necessidade de investigações mais abrangentes e detalhadas para obter uma compreensão mais completa do cenário financeiro durante crises como a da COVID-19.

Foto do Usuário Lua Syrma Zaniah Santos 20-11-2023 14:39:02

Olá! Parabenizo os autores pelo trabalho, especialmente no que se refere à temática. Como contribuições ao mesmo, sugiro rever o teste de médias utilizado, que tem como premissa básica a distribuição normal dos dados, o que não foi apresentado no texto, à princípio. Outros testes, tais como o teste de Mann-Whitney pode ser mais adequado em caso de não normalidade dos dados, o que poderia conferir maior nível de robustez aos achados. Adicionalmente, a metodologia CAMEL'S é uma abordagem amplamente utilizada para avaliação de desempenho em instituições financeiras, fornecendo uma estrutura abrangente para análise e fornece uma visão holística, permitindo que reguladores e analistas compreendam a posição e a resiliência das instituições financeiras diante de desafios variados. Talvez a incorporação das dimensões do CAMEL'S nessa análise pudesse enriquecer o trabalho. Cordialmente,

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.