DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO COGNITIVO E A TOMADA DE DECISÃO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Temas Correlatos: Gestão estratégica;

Acessos neste artigo: 84


Certificado de publicação:
Certificado de Adriana Berno
Certificado de Douglas Eduardo Basso

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Adriana Berno , Douglas Eduardo Basso , Adriana Maria Miguel Peixe , Luciano Heitor Gallegos Marin

ABSTRACT
A cognição humana é um fenômeno complexo e multifacetado que envolve uma série de processos mentais, incluindo percepção, memória, atenção, linguagem e tomada de decisão. Este artigo explora o desenvolvimento do processo cognitivo e como ele influência nos processos de tomada de decisão, com base em várias teorias e pesquisas influentes. Através de uma revisão de literatura, examinamos várias teorias e pesquisas, incluindo a teoria da evolução, os estágios de desenvolvimento cognitivo, a organização do conhecimento, a tomada de decisão eficaz, modelos de tomada de decisão, o processo de pensamento rápido e devagar, princípios para processos cognitivos e a preferência e estratégia adaptativa na tomada de decisão. O foco deste estudo foi elucidar a progressão do indivíduo em seus variados aspectos e ao longo de múltiplas etapas ou fases que ele atravessa em sua existência. O estudo destaca a importância do processo cognitivo na criação do conhecimento, a análise do comportamento, a elaboração de raciocínios e conceitos para serem aplicados na solução de problemas e na tomada de decisões cotidianas. Antevê-se que existem inúmeras abordagens e probabilidades para solucionar um problema, criando um processo de seleções e estabelecimento de estratégias, além da exploração de alternativas para aprimorar a tomada de decisão. Observa-se que, em muitos cenários que é necessário abdicar de certas opções para alcançar o resultado almejado.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Flávia Da Silva Vieira 29-10-2023 11:55:22

A análise do artigo revela uma clara fluidez na articulação de ideias e na conexão entre os diversos autores. No entanto, ao examinarmos o documento, detectamos alguns equívocos de formatação, tais como espaçamentos irregulares entre palavras, assimetria na disposição dos subtítulos em relação ao texto subsequente (existir o não o espaçamento entre ambos) e inconsistências nas citações indiretas. Notou-se que algumas citações apresentam o nome do autor inteiramente em letras maiúsculas, enquanto outras adotam um formato em que apenas a primeira letra do nome está em maiúscula e as demais em minúsculas. No que se refere à seção de Metodologia, não foi evidente o critério adotado para a seleção das obras incluídas no escopo teórico. Sugerimos esclarecer e detalhar o método empregado nesse processo, a fim de proporcionar uma compreensão mais clara e abrangente do estudo. Importante ressaltar que tais observações não têm a intenção de diminuir o mérito dos autores, mas sim de aprimorar o trabalho por meio das correções necessárias.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.