AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: uma revisão sistemática e agenda futura

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Temas Correlatos: Gestão estratégica;

Acessos neste artigo: 67


Certificado de participação:
Certificado de Fernando Rufino De Barros

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Meire Anchieta Ferreira , Fernando Rufino De Barros

ABSTRACT
No Brasil, em 14 de abril de 2004, por meio da promulgação da Lei nº 10.861, foi instituído o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) como forma de promover a avaliação do Ensino Superior tanto do ponto de vista interno quanto externo. A partir da sua criação, o SINAES tem capturado o interesse de diversos estudiosos, especialmente devido à sua ligação com as políticas e recursos financeiros governamentais direcionados à educação. Dessa forma, o objetivo deste estudo é realizar uma análise sistemática da literatura que aborda a avaliação do ensino superior no contexto brasileiro, a fim de identificar os periódicos, autores e estudos mais relevantes, as principais metodologias utilizadas, resultados encontrados e as possíveis lacunas de pesquisa. Identificou-se a necessidade de maior aprofundamento pelas IES em suas avaliações, uma vez que o SINAES pode não ser suficiente para fornecer informações aos gestores para o planejamento de ações de melhoria. Outro fator de destaque foi o reconhecimento quanto à atuação das Comissões Próprias de Avaliação enquanto importante aliada do processo de avaliação e direcionamento estratégico para os gestores. Quanto às lacunas para pesquisas futuras, observou-se a necessidade de replicação dos estudos para garantir maior generalização e refinamento dos resultados e modelos construídos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ana Lúcia Neves De Moura 26-11-2023 20:08:28

Estudo relevante, mas faltou aprofundamento nos resultados e análise. Espero que seja publicado um artigo com os resultados da pesquisa!

Foto do Usuário Gilson Irineu De Oliveira Junior 05-12-2023 22:34:21

Temática relevante, uma vez que é grande o desafio em se avaliar a qualidade do ensino superior no país. A situação de sucateamente a corte de verbas prejudica a execução de um trabalho de excelência mesmo contando-se com corpo docente e técnico qualificado.

Foto do Usuário Alan De Paula Silva 08-12-2023 07:26:38

Tema de extrema relevância, estou conduzindo uma pesquisa que analisa as políticas públicas para o ensino superior, mais precisamente no que se refere ao ciclo de políticas públicas. Também iniciamos uma análise de conteúdo, baseando-nos na abordagem de Bardin. Mais adiante, percebi que adotaram uma metodologia bastante semelhante a da pesquisa em desenvolvimento. Em nossos achados identificamos autores recentes que abordam a análise de conteúdo e notei que vocês trouxeram uma literatura atualizada também, algo difícil de se encontrar no campo de análise de conteúdo. Deixo meu e-mail à disposição caso queiram 'trocar figurinhas': alan.d.silva@ufv.br Parabéns pelo trabalho!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.