Problema do porto de Ametista: Resolução através do Método de Teoria das Filas e Simulação em Pesquisa Operacional

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Operações e Logística

Temas Correlatos: Ensino e Pesquisa em Administração;

Acessos neste artigo: 66


Certificado de publicação:
Certificado de Wesley Evangelista Lopes Dos Santos

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcos Ricardo Rosa Georges , Ana Carolina Lumi Hirata , André Melin De Salles Cunha , Lucas Antônio Gomes Do Carmo , Wesley Evangelista Lopes Dos Santos

ABSTRACT
Neste artigo é apresentado uma experiência da metodologia caso de ensino juntamente com a disciplina de Pesquisa Operacional da turma de Engenharia de Produção. O problema estudado foi elaborado com base no Lab Log, um jogo de tabuleiro que ajuda a fazer simulações de logística. O artigo consiste em fundamentações teóricas em Teoria das Filas, Simulação e Caso de Ensino. A metodologia se baseia em uma pesquisa de natureza aplicada com objetivo exploratório, através da coleta de dados por meio de pesquisas bibliográficas. A partir de problemas semelhantes e a teoria estuda foi resolvido o caso de ensino. Esta resolução se encontra na seção 4 com a introdução do problema a ser realizado e com as características de como a solução na planilha eletrônica foi montada e como a modelagem do problema foi realizada.  E por último, o artigo explicita a conclusão relacionada as dificuldades de solucionar, de aplicar o método caso de ensino e uma reflexão de como esse estilo de ensino desenvolve a formação do engenheiro, profissional e cidadão.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.