A Criptomoeda e Seu Funcionamento: Um Estudo Exploratório Sobre Seus Investidores

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Acessos neste artigo: 131


Certificado de publicação:
Certificado de Fernanda Serotini Gordono

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Fernanda Serotini Gordono , Washington Luiz Tomaz , Gisele Cristina Da Silva De Godoy , Juliana Aparecida Ferraz De Oliveira , Thais Regina Da Silva , Vanessa De Oliveira Lima Ribeiro , Victor Lima Santos , Marcos Antunes , Regina De Carvalho Do Amaral

ABSTRACT
O presente trabalho tem como objetivos apresentar informações sobre a criptomoeda e para isso foi realizado pesquisa bibliográfica e pesquisa quantitativa, onde o público respondente foram pessoas da rede de relacionamento dos autores, como: alunos, professores e funcionários da ETEC “Cidade do Livro” da cidade de Lençóis Paulista – SP. O instrumento de pesquisa foi um questionário, elaborado no Google Forms e enviado via aplicativo WhatsApp. Através do estudo, identificou-se que os respondentes em sua maioria são mais jovens, já ouviram sobre a criptomoeda, mas ainda investem pouco e isso pode se dar pela falta de conhecimento sobre o funcionamento, tributação, estabilidade, falta de regulamentação clara, etc.  A criptomoeda é considerada um ativo digital, onde é utilizado uma codificação com base em criptografia para realizar e rastrear suas transações, portanto é um dinheiro virtual e não existe moeda ou cédula física. A criptomoeda é uma forma de investimento para qualquer tipo de pessoa, independente ser física ou jurídica, e pode ser considerada como uma inovação significativa no campo financeiro e tecnológico.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Douglas José Mendonça 26-10-2023 14:16:32

O presente trabalho tem como principal objetivo fornecer informações abrangentes sobre a origem e o funcionamento das criptomoedas por meio de uma abordagem exploratória focada em seus investidores. Nesse contexto, o estudo explora a crescente influência e importância das criptomoedas no cenário financeiro global, destacando seu caráter revolucionário e suas implicações tanto para investidores individuais quanto para empresas. O trabalho fornece uma análise valiosa sobre como as criptomoedas estão moldando o panorama financeiro moderno e como os investidores percebem essa transformação.

Foto do Usuário Kascilene Gonçalves Machado 17-11-2023 18:25:49

O tema é relevante e atual. O texto está escrito de forma clara e apresenta as principais informações sobre Criptomoedas, mas, parte do texto não possui citação. É necessário revisar o referencial e fazer as devidas citações. Na metodologia, os autores não explicaram os critérios utilizados para definir a amostra da pesquisa. Também não menciona se foi realizado um pré-teste do questionário. Na análise de resultados há uma confusão no gráfico 4 e 5 e no texto explicativo desses gráficos. O gráfico 4 evidencia que apenas 30% dos entrevistados tem conhecimento sobre Criptomoedas, no entanto o texto afirmar que 70% conhece Criptomoedas. O gráfico 5 evidencia que 88% investem em Criptomoedas, no entanto, o texto diz que apenas 12% investem. È importante que os autores apresente na revisão da literatura pesquisas relacionadas com o trabalho desenvolvido, que possam contribuir com os achados do estudo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.