DIAGNÓSTICO FISCAL EM EMPRESAS DO SIMPLES NACIONAL SOB A ÓTICA DE UM ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE DO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Contabilidade;

Acessos neste artigo: 57


Certificado de publicação:
Certificado de Alex Fabiano Bertollo Santana

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Alex Fabiano Bertollo Santana , Wewerton Miranda De Paula , Marlene Muniz Oliveira Pilenghy , Silvia Masson Trescher De Souza

ABSTRACT
O Regime de Tributação Simplificado, o Simples Nacional, é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de todos os tributos inerentes às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, que apesar da simplificação, não desobriga a correta formalização dos seus registros contábeis, até mesmo porque os órgãos governamentais evoluíram tecnologicamente, facilitando o cruzamento de informações. Diante do exposto, o objetivo desse estudo consistiu em formular novos procedimentos de rotinas para guarda e entrega dos documentos fiscais para o setor fiscal do Escritório de Contabilidade. A metodologia utilizada foi o método dedutivo, a pesquisa foi classificada em abordagem qualitativa quanto ao problema. E quanto aos objetivos a mesma utilizou-se a pesquisa descritiva e qualitativa, e como relação aos procedimentos técnicos, foi empregada a pesquisa bibliográfica e documental. A coleta de dados deu-se a partir de livros, sites confiáveis e documentos comprobatórios das empresas pesquisadas. Todos os objetivos propostos neste estudo foram atingidos, pois com base nas aplicações das técnicas contábeis, cada situação problema está referenciada nas Leis Estadual e Federal, facilitando o processo de averiguação dos casos e com embasamento legal sobre cada situação.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jose Thiago Andrade Silva 18-11-2023 16:06:19

O texto aborda o Simples Nacional como um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Destaca a importância da correta formalização dos registros contábeis, mesmo diante da simplificação do regime, devido à evolução tecnológica dos órgãos governamentais que facilita o cruzamento de informações.

Foto do Usuário álaze Gabriel Do Breviário 04-12-2023 13:09:28

Santana el al (2023), trabalho bem redigido e bem conduzido. Fundamentação teórica coerente e condizente com a literatura científica da temática, e com a realidade observado no mercado. Referências diversificadas, entre clássicas e mais atualizadas. Bem selecionada. Pesquisa aplicada, bibliográfica e documental, qualitativa, com aplicação de questionário em um estudo de caso in loco; com resultados e conclusões relevantes. Parabéns a vocês por essa pesquisa!!!

Foto do Usuário álaze Gabriel Do Breviário 04-12-2023 15:17:00

Dei esse parecer técnico de forma breve, em virtude de ser véspera do CONVIBRA 2023, e eu ter um compromisso inaldiável mais tarde. Mas, esse parecer é técnico-científico porque fiz leitura cabal do trabalho, analisando-o teórica, empírica e metodologicamente. Meus dizeres expressam sinteticamente o que eu gostaria de dizer com muitos textos, documentos, links, etc., não deu para fazer isso agora, mas podemos refinar nosso entendimento durante sua apresentação, e após o evento, posso enviar materiais adicionais para complementar meu parecer dado aqui.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.