Análise do Risco Para as Companhias Aéreas Diante de Episódios Como o Vivenciado com a Pandemia do Covid 19

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Temas Correlatos: Ensino e Pesquisa em Administração;

Acessos neste artigo: 78


Certificado de publicação:
Certificado de Maria Vitória Rochel

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Maria Vitória Rochel , Nilton Cezar Carraro

ABSTRACT
A abertura do mercado da aviação permitiu a entrada de novas companhias aéreas, intensificando a competitividade e o desenvolvimento da economia através das viagens turísticas, e das relações comercias entre os países. A pandemia ocasionada pela Covid-19 desencadeou uma crise econômica e sanitária, impactando os mais diversos setores, sendo a aviação um dos ramos que mais foram afetados nesse período, passando por dificuldades com a redução no número de viagens, além das restrições de circulação para conter a disseminação do vírus. O presente trabalho de pesquisa possui como objetivo conhecer o risco financeiro que as companhias aéreas brasileiras possam vir a sofrer diante de acontecimentos imprevistos, como o vivenciado com a Covid-19, relembrando também os impactos gerados por outras epidemias que ocorreram, como a gripe aviária no ano de 2003, sendo o foco da pesquisa direcionado para três empresas: AZUL, GOL e LATAM. Em suma, foi realizada uma análise temporal compreendida entre o período de 2018 a 2022 através da utilização de indicadores financeiros, mensurando o cenário atual (pós pandemia); e assim compreender se o setor suportaria atravessar outras situações de instabilidade como as que foram vivenciadas, ressaltando a importância do planejamento e gerenciamento financeiro e econômico para a atividade empresarial, à fim de prevenir-se contra o risco. Como principal resultado aponta-se a baixa nos índices de liquidez, especialmente a seca que é referente a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo mesmo sem estoque, podendo agravar o possibilidade de Risco financeiro por conta do comprometimento da rentabilidade.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Grascielli Araujo Scripnic 09-11-2023 15:27:56

Um tema interessante diante de cenários de baixa demanda e restrições de viagem, parabéns!!

Foto do Usuário Samuel José Rilko Alves Leite 16-11-2023 13:11:52

Muito interessante! Imagino que os riscos das companhias aéreas deve ser muito complexo por conta dos inúmeros fatores que afetam o setor. Conversando com um funcionário de uma companhia aérea, ele me comentou que a análise de preços de combustível é feita de maneira nacional e diária, visando redução nos custos e também buscando impostos menores. Tema de grande importância e com um objeto de estudo que com certeza tem muito impacto na sociedade atual. Parabéns!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.