MONITORAMENTO DO CERRADO BRASILEIRO: EVOLUÇÃO OU INVOLUÇÃO?

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração da Informação

Temas Correlatos: Agronegócios;

Acessos neste artigo: 55


Certificado de participação:
Certificado de Gabriel Aparecido Nakamura

Certificado de publicação:
Certificado de Gabriel Aparecido Nakamura

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gabriel Aparecido Nakamura , Nilton Cezar Carraro

ABSTRACT
O Cerrado, um dos maiores conjuntos florísticos do Brasil, abrange uma vasta área de território, caracterizada por sua rica biodiversidade e importância social. No entanto, o desmatamento no Cerrado representa uma ameaça significativa ao ecossistema e às comunidades que dependem de seus recursos naturais. Este trabalho aborda a relação entre o desmatamento no Cerrado e a produção agropecuária, focando especialmente na cultura da soja, que é um dos principais impulsionadores desse desmatamento.

O objetivo deste estudo é investigar como os tratados comerciais com empresas produtoras/exportadoras de soja podem contribuir para a diminuição do desmatamento no Cerrado, promovendo uma agropecuária mais sustentável. A pesquisa adota uma abordagem quantitativa, coletando dados históricos de desmatamento e de produção de soja, utilizando geotecnologias avançadas de mapeamento e monitoramento por imagens de satélites para verificar a conformidade das áreas de plantio de soja com as políticas de não desmatamento.

Os resultados esperados incluem a identificação das correlações entre o desmatamento e a produção agropecuária, especialmente no contexto da soja. A análise detalhada dessas relações fornecerá insights sobre as causas e extensão do desmatamento associado às atividades agropecuárias. Além disso, espera-se que o estudo contribua para a promoção da agropecuária sustentável, ao destacar a importância de tratados comerciais que incentivem práticas responsáveis.

Em resumo, este trabalho busca compreender as interações complexas entre o desmatamento, a produção de soja e a busca por uma agropecuária mais sustentável no Cerrado. Por meio de análises quantitativas e uso de tecnologias de monitoramento, espera-se fornecer subsídios para a tomada de decisões e políticas que visem à conservação desse importante bioma brasileiro.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ivam Galvao Filho 20-11-2023 11:57:13

O resumo é bem escrito, a problemática, problema e questão de pesquisa estão bem claros. Porém, apesar de ter identificado no texto o objetivo do trabalho, este não está tão claro. A metodologia está bem definida e explicada, assim como os resultados esperados. Trabalho no geral foi bem escrito e altamente relevante.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.