Desafios dos Egressos dos Cursos de Administração da Ufscar Frente Às Oportunidades do Mercado de Trabalho

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Acessos neste artigo: 106


Certificado de publicação:
Certificado de Gabriel Castro Da Silva

Certificado de participação:
Certificado de Gabriel Castro Da Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gabriel Castro Da Silva , Nilton Cezar Carraro

ABSTRACT
Uma grande preocupação dos jovens ao ingressarem no ensino superior é a questão da empregabilidade após a conclusão do curso. Este estudo investiga os desafios enfrentados pelos egressos dos cursos de Administração da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) ao buscarem oportunidades de emprego. A expansão do Ensino Superior no Brasil, incluindo o aumento de cursos de Administração, tem contribuído para o ingresso de um maior contingente de profissionais graduados no mercado de trabalho. No entanto, a correlação entre o que o mercado pede e o que a academia entrega tem sido um tema de debate. O estudo também destaca a relevância da formação acadêmica para a preparação dos egressos, enfatizando a importância da UFSCar na oferta de projetos pedagógicos sólidos. O projeto de pesquisa tem como objetivo analisar o currículo dos cursos de Administração da UFSCar, realizando comparações entre as bibliografias de autores e o PPC do curso. Espera-se que os resultados obtidos auxiliem na identificação de estratégias para melhorar a inserção dos egressos no mercado de trabalho.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Grascielli Araujo Scripnic 09-11-2023 16:35:10

O tema é muito interessante, uma vez que a empregabilidade pós-conclusão do curso é, de fato, uma preocupação significativa para os estudantes. Parabéns!

Foto do Usuário Samuel José Rilko Alves Leite 16-11-2023 12:29:05

Muito interessante! O tema do trabalho é interessante e necessário, principalmente para universitários que estão em locais mais afastados dos grandes centros e têm uma ansiedade quanto à inserção no mercado de trabalho tanto durante quanto após a graduação. Outro fator é a competitividade do mercado. O aumento de cursos ofertados e instituições de ensino superior, como apontado no trabalho, geram uma maior pressão na busca por oportunidades. É necessário que as instituições criem modelos de cursos que realmente atendam as necessidades do mercado que trabalho e ainda assim beneficiem o aluno graduado. Muito bom!

Foto do Usuário Wilson Chagas Gouveia 25-11-2023 17:32:22

Gabriel parabéns a vocês pelo estudo realizado. O nosso maior desafio não seria identificar ferramentas que permitissem à IES alinhar os saberes construídos com aqueles solicitados pelo mercado, em intervalos cada vez menores, em função da velocidade com que as mudanças ocorrem nos cenários atuais, que se apresentam extremamente dinâmicos. O que pensam sobre isso?

Foto do Usuário Amanda Caroline Baumann 04-12-2023 22:06:58

Artigo muito interessante! A empregabilidade dos acadêmicos é sempre uma discussão assídua, principalmente com umas maior procura para graduação. Um PPC atualizado com o mercado atual, traz vertentes positivas, qualificando ainda mais os profissionais e preparando-os para o mercado de trabalho.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.