Práticas Integrativas e Complementares Exercidas pela Enfermagem Ofertadas pelo Sus: Uma Revisão Integrativa.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Temas Correlatos: Modelo de Atenção Básica em Saúde;

Acessos neste artigo: 95


Certificado de participação:
Certificado de Juliana Alves Dos Reis
Certificado de Ana Claudia Margarida Rocha

Certificado de publicação:
Certificado de Juliana Alves Dos Reis
Certificado de Ana Claudia Margarida Rocha

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Claudia Margarida Rocha , Juliana Alves Dos Reis , Ana Luiza Coelho Martins , Sabrina Maria Moreira Sodre , Jessica Tamires Santos Silva , Luiza Furtado Biondi

ABSTRACT
É indispensável que os profissionais da Enfermagem tenham conhecimento das práticas integrativas. Este estudo busca descrever quais são as práticas integrativas e complementares existentes através de uma revisão da literatura, e demonstrar os resultados destas práticas no dia a dia dos usuários e profissionais. Realizada busca eletrônica nas bases de dados BVS, Scielo e LILACS sem restrição de ano de publicação e modalidade do estudo, com restrição apenas de idioma português. A estratégia de busca retornou 53 estudos, no entanto, após leitura na íntegra somente 13 estudos atenderam a pergunta de pesquisa e foram incluídos. Recomenda-se que essas práticas sejam mais amplamente promovidas nas unidades de saúde, a fim de serem integradas à rotina de profissionais e pacientes. Enfermeiros desempenham um papel importante na utilização das Práticas Integrativas e Complementares (PICs), uma vez que os princípios dessas práticas se alinham com os paradigmas da ciência da enfermagem.
Palavras-chave: terapias integrativas, terapias complementares, enfermagem e sistema único de saúde.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Allan Barbosa Pereira 26-10-2023 17:40:52

Prezados, o trabalho apresentado trás grandes perspectivas a respeito da ampliação dos recursos para atividades de promoção, os parabenizo desde já, dado a importância do tema. A discussão da relação com a formação e o papel exercido pelos enfermeiros e profissionais de saúde, traz uma abertura para o questionamento dos mesmos, perante sua formação profissinal e o potencial exercido das praticas complementares e os seus efeitos benéficos a saúde. Novamente os parabenizo pelo trabalho, vocês desenvolveram com excelência o tema abordado.

Foto do Usuário Lauriane Martins Santana 29-10-2023 11:07:12

Parabenizo as autoras pelo trabalho realizado e destaco um aumento do número de estudo recentes relacionados às PICS, o que demonstra sua maior inserção no campo das políticas públicas de saúde e lhe confere maior legitimidade de possibilidades de fortalecimento da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.