Cuidados de Enfermagem na Prevenção de Infecções da Corrente Sanguínea Relacionado Ao Cateter Venoso Central na Uti

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde do Adulto e Idoso

Acessos neste artigo: 119


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Lara Meira Pratti , Hazelelponi Costa De Oliveira , Iccaro Hiller Mauricio , Katiane Oliveira Da Silva , Lizandra Argona Pereira , Cintia De Lima Garcia , Italla Maria Pinheiro Bezerra , Luiz Carlos De Abreu , José Lucas Souza Ramos

ABSTRACT
Introdução: O cateter venoso central na unidade de terapia intensiva é importante para manter as condições hemodinâmicas dos pacientes em estado crítico, porém pode acarretar o risco de infecção da corrente sanguínea, por ser um dispositivo que permanece no paciente por vários dias. Os profissionais que estão diretamente na assistência do cuidar na unidade de terapia intensiva devem adotar medidas de prevenção da infecção relacionada ao uso do cateter venoso central, garantindo uma assistência de qualidade. Objetivo: Descrever os cuidados de enfermagem na prevenção de infecção da corrente sanguínea relacionada ao cateter venoso central. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura que aborda sobre Cuidados de Enfermagem na Prevenção de Infecções da Corrente Sanguínea relacionados ao Cateter Venosa Central na Unidade Terapia Intensiva, utilizando-se as bases de dados de Scientific Electronic Library Online- Scielo, Literatura Latino – Americana e do Caribe em Ciências da Saúde – LILACS e BVS. Resultados: Inicialmente, foram encontrados 50 estudos na BVS, Scielo, Lilacs. No processo de títulos 30 estudos foram selecionados onde posteriormente a leitura de resumo apenas 14 foi selecionada para leitura completa. Após aplicação do critério e avaliação criteriosa dos manuscritos, foram selecionados 12 artigos para análise final. Conclusão: O uso da paramentação adequada, a higienização das mãos, troca de curativo no tempo adequado, avaliação contínua da inserção, realização dos bundles, a realização do flush do cateter com soro fisiológico são medidas que devem ser adotadas pela equipe de enfermagem como forma de prevenção, bem como, treinamentos da equipe sobre manuseio adequado do cateter garantindo assistência de qualidade.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.