Técnicas de Adesão À Atividade Física: Um Guia Para Aplicação Prática

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Temas Correlatos: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde;

Acessos neste artigo: 73


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Fernanda Helena Di Santo Katz , Monica Yuri Takito

ABSTRACT
Paralelamente à tendência mundial de aumento do tempo inativo, diversos estudos vêm demonstrando o importante papel do aconselhamento sobre estilo de vida saudável, sobretudo da prática de atividade física regular como forma de mitigar esse impacto. Porém, a efetividade das intervenções de promoção da saúde é diretamente afetada pela adesão dos participantes às mudanças de comportamento prescritas. Infelizmente, a baixa adesão aos comportamentos recomendados é generalizada, sobretudo em longo prazo. Dessa forma, esse estudo tem por objetivo descrever técnicas de mudança de comportamento, com ênfase na adesão à atividade física, reportadas em publicações científicas recentes e testadas na prática das intervenções em mudança de estilo de vida. O estudo também propõe um guia de aplicação prática dessas técnicas, de acordo com o grau de familiaridade com a atividade física e estágios de comportamento. Para sua análise foram pesquisados trabalhos nas bases de dados Web of Science e Research Gate. A curadoria de artigos foi realizada através de buscas específicas pelos termos exercise, behavior change techniques, physical activity, physical exercise e mindfulness, concentrando a seleção em estudos publicados de 2007 a 2022. Os estudos analisados revelaram que, independentemente das teorias comportamentais selecionadas para embasar as intervenções, técnicas de mudança de comportamento empregadas mostram-se bastante similares. A análise revelou também que o estágio em que o indivíduo se encontra em relação ao comportamento a ser modificado é determinante para a seleção e a eficácia da técnica a ser aplicada. As técnicas que tiveram maiores êxitos com indivíduos em estágios iniciais de mudança de estilo de vida foram os cuidados estendidos, o estímulo à autorreflexão e autoaceitação, como forma de fortalecer o indivíduo para a mudança e as abordagens lúdicas para passar conhecimento e conteúdo relacionados à saúde. Adicionalmente, iniciantes devem receber incentivo para pequenas experimentações. Em relação aos indivíduos nos estágios de ação e manutenção, as técnicas que apresentaram melhores resultados foram os cuidados estendidos e ações práticas voltadas ao comportamento alvo para fortalecer a autoeficácia, incentivar a autonomia a fim de criar oportunidades, driblar desafios e exercitar a disciplina, além de buscar motivação e resiliência.
Não há consenso sobre o número ideal de técnicas ou intervenções. A escolha depende do perfil do indivíduo, comportamento alvo e teoria subjacente. Despertar o interesse na mudança é desafiador, seja na pré-contemplação ou intenção. Técnicas que estimulam o desejo pela mudança e conscientização são essenciais.
Enfrentar desafios globais de saúde requer intervenções eficazes de mudança de comportamento, fundamentadas em relatórios precisos de intervenção. Um levantamento como este, que valida cientificamente técnicas de mudança de comportamento, pode informar a prática clínica. Estudos futuros devem explorar a taxonomia e classificação das técnicas para facilitar sua aplicação prática.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Lucile Tiemi Abe-matsumoto 07-11-2023 10:10:26

Tema bastante relevante para discussão. Apesar de todas as evidências científicas acumuladas sobre os benefícios da atividade física para a saúde, estudos apontam que mais da metade da população brasileira não pratica atividade física regular. Sugiro incluir informações sobre as Políticas Públicas de incentivo à prática de atividade física. Acredito que existam algumas estratégias nesse sentido visando à promoção da saúde. Seria importante verificar se essas estratégias têm surtido algum efeito, afinal, os gastos em serviços de saúde no país, decorrente do sedentarismo, são muito altos.

Foto do Usuário Fernando Pacheco Montero 24-11-2023 04:53:13

Trabalho de extrema importância na área das Ciencias de Desporto. É uma preocupação indiscutívelmente sensível neste mundo globalizado mo qusl vivimos. Há uma necessidade permanente que aliada a preocupação dos especialistas da área neste sentido. A inactividade física tem tomado conta das diversas camadas sociais e sendo assim o aparecimento de doenças hipocineticas é cada vez maior. Portanto a orientação e intervenção para estimular estilos de vidas saudáveis. O trabalho oferece um nível de ferramentas importantes que servem como marco inicial para o análises e/ou avaliação da adesão e permanência na prática de actividade física. Acredito que a Guia apresentada possa dar mais-valia as pretensões de estimular a população na practica consciente da actividade física

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.