“NINGUÉM VAI TE QUERER”: REFLEXÕES SOBRE A AUTOESTIMA DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde Mental

Temas Correlatos: Saúde Mental;

Acessos neste artigo: 163


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Paula Medeiros , Jhenifer Souza Ceccato

ABSTRACT
A prática da violência contra a mulher é uma adversidade social que tem se repetido ao longo da história humana e que atinge todas as camadas da sociedade. Nesse sentido, o presente estudo objetivou analisar como as mulheres expressam a sua autoestima e os reflexos da violência nesta autoestima. Para isso, foram selecionadas três mulheres com idades entre 22 e 58 anos, as quais concederam entrevistas semiestruturadas visando a coleta de dados. Os métodos empregados seguiram os pressupostos da pesquisa qualitativa e a apuração dos dados pautou-se na análise de conteúdo. Constatou-se que a violência doméstica reflete significativamente na autoestima das mulheres, contribuindo para a manutenção delas no relacionamento, bem como a diminuição da autonomia. Outras pesquisas deverão ser realizadas, visando, sobretudo, propostas de intervenção junto às mulheres para melhora da autoestima e autonomia.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rose Laura Da Silva Miranda 27-10-2023 07:21:18

Pouco se atenta para o cuidado que transpõe a violência física, invisibilizando o processo de manutenção de mulheres em relacionamentos abusivos, seu trabalho propicia muitas reflexões sobre o tema, inclusive contribuindo com o planejamento de ações. Pesquisa necessária e potente! Parabéns!

Foto do Usuário Thaís Emanuelle Bomfim Aragão 01-11-2023 16:57:42

Pesquisa importante e com uma temática recorrente visto que só aumenta o número das violências contra a mulher. Parabéns!

Foto do Usuário Camila Esteves Cambaúva 02-11-2023 14:58:28

Trabalho maravilho e com tema super importante! Escrita atenta, detalhada e potente!

Texto muito bem estruturado e conectado através dos relatos, citações e discussões apresentadas. Parabéns pela iniciativa e pela escolha da temática!

Foto do Usuário Ana Camila Martins Lodovicho 13-11-2023 23:17:23

Um tema de pesquisa necessário e, felizmente, em crescente abordagem atualmente. A violência doméstica é algo presente em diversas culturas, idades e contextos. Além de olharmos para seu enfrentamento, é pertinente abordar suas inúmeras consequências à vítima e métodos para operá-las. Desejo sucesso em seus estudos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.