O APOIO À MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA: QUE REDE É ESSA?

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde Mental

Temas Correlatos: Saúde Mental;

Acessos neste artigo: 570


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Paula Medeiros , Camila Esteves Cambaúva , Rose Laura Da Silva Miranda

ABSTRACT
A violência doméstica corresponde a um grave problema de saúde pública, que acarreta em diversos prejuízos ao desenvolvimento da mulher em diversos âmbitos, bem como à sua família e outros envolvidos. A rede de apoio a esta mulher tem sido apontada como um importante fator de proteção para as vítimas de violência. A presente pesquisa tem como objetivo analisar quem compõe a rede de apoio da mulher e se de fato esta rede de apoio exerce uma função positiva. Utilizou-se a entrevista aberta fenomenológica como método de investigação. As análises indicaram que a família, como mãe e filhos, a sociedade, os serviços e a espiritualidade são entendidos como rede de apoio destas mulheres. Entretanto, a rede ainda pode ser considerada falha, sendo importante a delimitação de estratégias de intervenção não apenas à vítima, mas também a rede de apoio. Futuras pesquisas poderão aprofundar a discussão da temática, promovendo um conhecimento mais amplo e utilizando outros métodos de investigação que possam corroborar com os achados deste estudo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Victor Augusto Bosquilia Abade 26-10-2023 10:06:33

Parabenizo pelo trabalho e pela pertinência do tema abordado. Também o caráter singular que foi o estudo e entendimento das redes de apoio, quais erros podem cometer no apoio a mulher e qual o impacto, com certeza auxilia na melhor capacitação da sociedade em se entender como possível rede de apoio, buscam alterar esse quadro de violência.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.