A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Temas Correlatos: Inovações em Gestão da Saúde;

Acessos neste artigo: 271


Certificado de publicação:
Certificado de Ediney Linhares Da Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ediney Linhares Da Silva

ABSTRACT
No decorrer de 1930 até os dias atuais o Serviço Social percorreu um trajeto de ressignificação profissional que ainda promove embates contra o conservadorismo. Nesse âmbito, sua regulamentação e reconhecimento na divisão social e técnica do trabalho abriu oportunidades em diversos espaços sócio-ocupacionais, dentre eles, Saúde e Educação. No entanto, independentemente do cenário em que desenvolva seu fazer profissional, o assistente social deve conhecer e usufruir de sua instrumentalidade. Dessa forma, traçar estratégias de ensino e promoção da saúde se torna meio eficaz de construção acadêmica. Uma dessas formas é a extensão universitária. Com isso, este trabalho objetiva apresentar a extensão universitária como estratégia de ensino e promoção da saúde em curso de Serviço Social. A metodologia engloba a pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, conduzida pelo relato de experiência. Tem-se ainda o uso do diário de campo do autor, também docente, como fonte de registro de dados, além de se utilizarem as observações simples e participante feitas ao longo das aulas, situadas temporalmente entre março e julho de 2023 em centro universitário da capital cearense. Como resultados obteve-se a participação de 218 alunos, que realizaram atividades de roda de conversa, oficina, palestra e outras mediações com temáticas alusivas a temas transversais do Serviço Social em instituições de ensino, postos de saúde e Centros de Referência da Assistência Social. Em síntese, consideramos que a extensão universitária consegue estabelecer a relação de importância do binômio teoria-prática, fortalecendo o ensino-aprendizagem desde o ingresso discente em curso superior.
Palavras-chave: Ensino Superior; Serviço Social; Extensão Universitária.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Lauriane Martins Santana 29-10-2023 08:27:51

Considero relevante a proposta de discussão sobre a atuação dos futuros profissionais do Serviço Social, dada a ampliação do campo de trabalho para a classe como você refere no texto. A parte inicial do texto está bem escrita, contudo considero necessário sintetizá-la pois sugiro maior explanação dos resultados encontrados no trabalho de campo/ relato de experiência, apresentando brevemente as temáticas e temas transversais do Serviço Social abordados nas oficinas com os alunos e as repercussões desses encontros para os mesmos, uma vez que você considera em sua análise que a extensão universitária estabelece relações entre ensino e prática e fortalece o processo de ensino aprendizagem no contexto acadêmico do discente.

Parabéns pelo trabalho, tema muito pertinente, as extensões universitárias são muito importante para a graduação.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.