PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE NO AMBULATÓRIO DIGITAL DE UM HOSPITAL PÚBLICO ASSISTENCIAL: RELATO DE CASO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Temas Correlatos: Modelo de Atenção Básica em Saúde;

Acessos neste artigo: 84


Certificado de publicação:
Certificado de Joseli Beatriz Suzin

Certificado de participação:
Certificado de Joseli Beatriz Suzin

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Joseli Beatriz Suzin , Ana Maria Pedroso De Campos Neta , Augusto César Santomauro , Fernanda Julio Barbosa Campos , Juliane Cristina Burgatti

ABSTRACT
Crises também precisam ser vistas como oportunidades, é nesse momento que surgem os grandes avanços. A emergência de saúde pública causada pela pandemia do Coronavirus marcou os últimos anos com situações inusitadas para a humanidade, trazendo momentos de extrema dificuldade, transformando a sociedade de maneira significativa. As mudanças aconteceram em todas as esferas da vida, mas o maior impacto talvez tenha sido no âmbito da assistência à saúde pela repercussão do distanciamento social que resultou, entre outras, em uma grande redução na procura pelos atendimentos em saúde, não que isso tenha sido decorrente da melhora da saúde das pessoas, pelo contrário, no momento em que as pessoas estavam mais vulneráveis, foi exatamente quando elas menos tiveram acesso à assistência, o que gerou novas formas de pensar a saúde, impulsionando o ambulatório digital, especialmente o trabalho que é desenvolvido com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (HSPM). Esta pesquisa tem por objetivo relatar o ambulatório online de PICS de um hospital público assistencial do município de São Paulo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Lauriane Martins Santana 29-10-2023 10:37:48

Parabenizo as autoras e o autor pela escrita do trabalho e pela relevância do tema das PICS a partir de uma perspectiva digital. Gostaria de trazer como sugestão que, na descrição da definição e características das práticas, vocês escrevam que determinada prática está ou não inclusa na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS, e em qual ano. Mais uma vez, parabéns pelo trabalho.

Foto do Usuário Jeilson De Oliveira Moisés 22-11-2023 18:44:36

Parabenizo a todos pela pesquisa. Um tema interessante, e que merece ser bastante discutivo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.