INDICADORES DE MORBIDADE HOSPITALAR DE MULHERES EM IDADE FÉRTIL NO BRASIL, 2017-2022

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde da Mulher

Temas Correlatos: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde;

Acessos neste artigo: 82


Certificado de participação:
Certificado de Carolina Lopes Biserra

Certificado de publicação:
Certificado de Carolina Lopes Biserra
Certificado de Allan Barbosa Pereira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Carolina Lopes Biserra , Helena Fiats Ribeiro , Allan Barbosa Pereira , Giseli Araujo De Souza , Maressa Cleis De Oliveira Muller , Sandra Marisa Pelloso , Willian Augusto De Melo

ABSTRACT
Introdução: Mulheres em idade fértil (MIF) respondem por 24% das mortes globais, a faixa etária de 10 a 49 anos responde por 16% de todas as mortes femininas no Brasil.Objetivo: Verificar indicadores de morbidade de mulheres em idade reprodutiva que foram hospitalizadas no Brasil no período de 2017 a 2022. Metodologia:Estudo de série temporal, descritivo, com dados retirados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), especificamente do Sistema de Informação Hospitalar (SIH-SUS) referentes ao período de 2017 a 2022, no Brasil.Os dados foram tabulados e calculados em planilhas eletrônicas do Excel for Windows®. Resultados: Foram identificadas 24.155.152 internações de mulheres em idade reprodutiva durante o período de 2017 a 2022 no Brasil.Identificou-se tendência crescente no coeficiente de internação em dois grupos de doenças do CID-10: Capítulo XVI das Afecções originadas no período perinatal e XIX das lesões por envenenamento e algumas outras consequências de causas externas. O capítulo I do CID-10 referente a “algumas doenças infecciosas e parasitárias” obteve aumento em toda série histórica exceto no ano de 2022 com decréscimo expressivo. Conclusão: O presente estudo revela um certo padrão recente de adoecimento e óbitos de mulheres em idade fértil, tendo como suas principais causas, fatores evitáveis. É necessária uma vigilância contínua frente a esses indicadores de saúde, pois assim construímos conhecimento necessários para subsidiar o Estado e a sociedade brasileira para traçar intervenções mais eficazes.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ediney Linhares Da Silva 22-11-2023 21:48:07

Parabéns pelo trabalho e escolha do tema! Que este seja um ponto de partida para outros estudos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.