Qualidade de Vida do Servidor Público no Trabalho: Revisão Sistemática Baseada no Método Prisma.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Temas Correlatos: Administração Pública;

Acessos neste artigo: 122


Certificado de publicação:
Certificado de Raone Holanda Da Cruz

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Raone Holanda Da Cruz , Rosália Maria Passos Da Silva

ABSTRACT
A qualidade de vida no trabalho (QVT) na Administração Pública é um tema de extrema relevância e que tem ganhado cada vez mais visibilidade. Com a crescente preocupação com o bem-estar dos servidores públicos, é fundamental que sejam adotadas medidas que promovam um ambiente de trabalho saudável e propício ao desenvolvimento pessoal e profissional. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi realizar uma revisão sistemática sobre a produção de conhecimento da Qualidade de Vida no Trabalho na Administração Pública. Para tanto, foi utilizado o método PRISMA, sendo a pesquisa dividida em três fases: identificação, triagem e elegibilidade. Foram consultados artigos nacionais e internacionais nas bases de dados Scielo, Scopus e Web Of Science, publicados de 2013 a 2022. A pesquisa realizada permitiu verificar que apesar de a QVT estar em fase de expansão na Administração Pública, sua presença, é capaz de influenciar e impactar as instituições públicas, tanto positivamente como negativamente. Os dados permitiram verificar que as instituições públicas necessitam investir mais em programas de QVT, com aplicação de medidas que busquem reduzir o excesso de burocracia, proporcionando aos seus servidores um ambiente mais agradável, com oportunidades de crescimento, aperfeiçoamento, cuidados com saúde, e maior integração entre seus colaboradores.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Severino Ramos Da Silva Júnior 30-10-2023 19:43:24

A temática abordada neste artigo é de grande relevância para os gestores atuais que precisam tomar iniciativas no sentido da gestão de pessoas a fim de promover maior eficácia na prestação de serviços por parte dos servidores públicos, que precisam estar motivados para tanto. Sabemos que, na maioria dos municípios, principalmente nos menores, ainda impera o clientelismo e o ''arrumadinho'' para segurar possíveis eleitores, visando apenas o fator político e esquecendo o fator gestão pública. Ótima abordagem.

Foto do Usuário Felipe Moura Oliveira 09-11-2023 21:44:17

parabéns pelo trabalho, foi bem elaborado. O prisma foi bem feito

Foto do Usuário Genailda Ramos Neves 17-11-2023 08:59:19

ssa constatação ressalta a importância de investir em programas de QVT que busquem melhorar o ambiente de trabalho, reduzir a burocracia excessiva e proporcionar aos servidores oportunidades de crescimento, aperfeiçoamento e cuidados com a saúde. Além disso, a integração entre os colaboradores é destacada como uma medida relevante para promover um ambiente de trabalho mais agradável. Esse trabalho contribui para a compreensão da importância da QVT na Administração Pública e destaca a necessidade de ações concretas por parte das instituições públicas para promover um ambiente de trabalho saudável e satisfatório. As conclusões e recomendações apresentadas podem servir como base para a implementação de políticas e práticas que visam melhorar a qualidade de vida dos servidores públicos, resultando em benefícios tanto para os indivíduos quanto para as próprias organizações.

Foto do Usuário Ana Lúcia Neves De Moura 26-11-2023 19:03:55

Tema atual e relevante. A estabilidade no serviço não é mais uma garantia para atração e manutenção dos talentos no setor público. O desenvolvimento de um programa de qualidade de vida no trabalho, que reconheça as peculiaridades do serviço público, é uma ferramenta importante para assegurar ambientes colaborativos e saudáveis, com servidores satisfeitos e motivados. Artigo muito interessante, como um estudo exploratório. Merece ser aprofundado, como os próprios autores sugerem.

Foto do Usuário Ana Lúcia Neves De Moura 26-11-2023 19:14:13

O desenvolvimento de programas de qualidade de vida no trabalho é, sem dúvida, uma ferramenta importante para atrair e manter talentos no setor público. A criação de ambientes saudáveis e colaborativos contribui para elevar o bem-estar social e a motivação dos servidores, repercutindo na qualidade dos serviços prestados. O artigo é muito interessante, como um estudo exploratório, pois discute a necessidade de pensar a QVT considerando as peculiaridades do setor público.

Foto do Usuário Evelin Cristina De Goes 27-11-2023 19:09:22

Tive a oportunidade de conversar e trocar experiências com profissionais do setor público e podemos percebemos exatamente o que foi exposto no artigo. A falta de ações para a implementação da QVT no ambiente de trabalho é o que mais chama atenção. Parabéns pelo trabalho, as considerações finais e a pesquisa como um todo foram muito pertinentes!

Foto do Usuário Manuele Tavares De Brito 28-11-2023 09:21:59

A abordagem sobre a importância da Qualidade de Vida no Trabalho apresentada reflete uma compreensão profunda da influência do trabalho na vida das pessoas e destaca a Qualidade de Vida no Trabalho como um fator essencial não apenas para o sucesso organizacional, mas também para o bem-estar dos colaboradores.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.