Metodologia Multicritério de Apoio À Decisão - Construtivista (McDa-C): Uma Avaliação das Melhores Empresas Para Se Trabalhar

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 82


Certificado de publicação:
Certificado de Maria Eduarda Engel Dos Santos

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Maria Eduarda Engel Dos Santos , Ariane Spredemann Rocha , Moacir Marques

ABSTRACT
A busca pela qualidade é essencial para a competitividade das organizações. Investir nas pessoas, valorizar o ser humano e oferecer oportunidades de crescimento e autonomia são aspectos cruciais para o sucesso empresarial. A Avaliação de Desempenho Organizacional (ADO) é o processo de gestão utilizado para construir, fixar e disseminar conhecimentos por meio da identificação, organização, mensuração e integração dos aspectos, de um determinado contexto, julgados relevantes para medir e gerenciar o desempenho dos objetivos estratégicos da organização. A gestão eficaz exige o monitoramento constante do ambiente externo e interno das organizações, pois isso apoia as decisões e proporciona vantagens competitivas no mercado. O estudo do Clima Organizacional vem se tornando um aspecto de maior interesse nas organizações, uma vez que os gestores estão investindo cada vez mais no capital humano e, assim, encarando as percepções dos trabalhadores como um grande diferencial para adaptar-se e manter-se no mercado. As certificações empresariais são essenciais para organizações que buscam melhorar processos e demonstrar compromisso com a melhoria contínua e satisfação dos clientes. Estar em conformidade com padrões normativos de qualidade, meio ambiente, saúde ocupacional e segurança proporciona um diferencial competitivo significativo no mercado nacional e internacional. A metodologia multicritério de apoio à decisão construtivista é uma abordagem que busca auxiliar na tomada de decisões complexas, levando em consideração múltiplos critérios, com o objetivo de construir coletivamente soluções que sejam fundamentadas e aceitáveis para todas as partes interessadas, aumentando a legitimidade e a compreensão das decisões tomadas. Portanto, este estudo visou desenvolver um modelo de avaliação de desempenho empresarial, por meio da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C), integrando pesquisa de clima, avaliação da estrutura de trabalho, benefícios oferecidos aos colaboradores e indicadores organizacionais. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.