INTELIGÊNCIA COMPETITIVA SOB A ÓTICA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO, DA INFORMAÇÃO E DA INOVAÇÃO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração da Informação

Temas Correlatos: Gestão estratégica;

Acessos neste artigo: 72


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Genailda Ramos Neves , Ana Paula Cossmann

ABSTRACT
Este estudo objetiva analisar perspectivas diversas de abordagem do tema “Inteligência Competitiva” e, para tanto, utilizou-se como procedimentos metodológico a revisão teórica de literatura. Para tanto, fez-se a análise de Tanev; Bailetti (2007) a respeito de informação de inteligência competitiva e inovação em pequenas empresas canadenses. Utilizou-se ainda Barrancos; Duarte (2013) em sua teorização sobre Inteligência Competitiva e as Práticas de Gestão do Conhecimento no Contexto da Administração e da Ciência da Informação: revelações da produção científica. Por final, considerou-se a mesma temática sob o ponto de vista de Reginato; Gracioli (2012) que pontuam o gerenciamento estratégico da informação por meio da utilização da inteligência competitiva e da gestão do conhecimento em um estudo aplicado à indústria moveleira do Rio Grande do Sul - Paraná. Depois do entrelaçamento entre as ideias presentes nestes três estudos, elaboraram-se considerações comparativas entre os pontos de vista de diversos cenários, panoramas distintos e ideias convergentes e divergentes.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Tema de muito interesse em gestão. Trata da gestão da informação e da inteligência competitiva e faz uma reflexão sobre a interação entre estas atividades nas empresas e seus possíveis impactos na performance. Esta reflexão contribui para trazer mais esclarecimentos aos gestores utilizando caso da indústria moveleira do Rio Grande do Sul como testemunho sobre a importância do tema.

Creio que devemos buscar entender de que forma pode-se estruturar a gestão da informação e do conhecimento, que metolodogia deve ser implementada de forma a possibilitar o desenvolvimento destas áreas de gestão nas organizações produtivas?

Foto do Usuário Guilherme Salm Duarte 05-11-2023 01:13:06

Após a leitura do artigo ''Inteligência Competitiva sob a ótica da Gestão do Conhecimento, da Informação e da Inovação'', fiquei impressionado com a forma como o autor abordou a interseção entre gestão do conhecimento, gestão da informação e inteligência competitiva. A abordagem multidisciplinar proporcionou uma visão abrangente e esclarecedora sobre a importância desses conceitos para o sucesso organizacional em ambientes competitivos. A diversidade de fontes utilizadas no estudo demonstra um esforço significativo na pesquisa e na análise aprofundada do tema. Além disso, a comparação entre diferentes perspectivas ofereceu insights valiosos sobre as nuances e complexidades envolvidas na aplicação prática desses conceitos.

Foto do Usuário Evelin Cristina De Goes 27-11-2023 09:18:31

Tema muito relevante e muito bem abordado pelas autoras. A integração desses elementos potencializa a inteligência competitiva, resultando em descisões mais inteligentes e ágeis. Um ambiente de trabalho que proporcione uma gestão descentralizada, promove maior agilidade, participação dos membros e adaptação aos contextos específicos, estimulando assim, um ambiente mais flexível e responsivo. As considerações finais das autoras foram muito pertinentes!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.