GESTÃO DE ATIVOS INTANGÍVEIS: CONHECIMENTO TÁCITO E CONFIANÇA NAS ORGANIZAÇÕES

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Temas Correlatos: Gestão de RH;

Acessos neste artigo: 74


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gustavo Simas

ABSTRACT
O presente trabalho visa a discutir a importância de gerenciar ativos intangíveis, especificamente o conhecimento tácito e a confiança, em organizações baseadas em conhecimento. É discutida a natureza complexa do conhecimento tácito, distinguindo-o do conhecimento explícito, com base nas teorias de Polanyi, Nonaka, entre outros, e enfatizando seu papel na criação de conhecimento organizacional. O conhecimento tácito, enraizado nos indivíduos e suas experiências, não pode ser transferido diretamente, mas depende de outro ativo intangível crítico - a confiança. A confiança, um conceito multidimensional, desempenha um papel crucial nas organizações, influenciando o capital social, a colaboração e a criação de conhecimento. São discutidos passos práticos para fomentar a confiança, como promover a comunicação aberta e recompensar as contribuições. Conclui-se que reconhecer e gerenciar estrategicamente esses ativos intangíveis, considerando sua natureza contínua e recursiva, pode estimular o crescimento organizacional e promover aspectos determinantes para a inovação, como uma cultura de aprendizagem. Além disso, reconhecer o papel matizado da interação social na criação e transferência de conhecimento pode melhorar o potencial de evolução em rede.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Eloisa Deloss Johann 03-11-2023 13:37:52

Parabéns pelo trabalho, Gustavo. Aborda de maneira sólida a gestão de ativos intangíveis, como o conhecimento tácito e a confiança, em organizações baseadas em conhecimento. Uma seguestão seria continuar os estudos e basear-se em estudos de caso ao longo do tempo em organizações específicas para avaliar a evolução e os resultados de estratégias de gestão de ativos intangíveis a longo prazo.

Foto do Usuário Guilherme Salm Duarte 04-11-2023 16:59:32

Parabéns pelo artigo! Ele ressalta a relevância da administração de recursos intangíveis, como o saber, em empresas que se baseiam no conhecimento, e a necessidade de uma gestão eficaz desses recursos para estimular o crescimento e a inovação. A interação social desempenha um papel essencial na disseminação do conhecimento dentro das organizações.

Foto do Usuário Amanda Caroline Baumann 04-12-2023 22:12:24

A confiança está altamente ligada a força do ativo intágivel da organização. Em um ambiente leve, as pessoas trocam muito mais conhecimentos e informações do que em ambientes fechados aos colaboradores. Portanto, a evolução da equipe fica evidente. Parabéns pelo estudo!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.