Reflexão Teórica Sobre a Importância da Perspectiva Autonomista no Planejamento Turístico

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Temas Correlatos: Gestão estratégica;

Acessos neste artigo: 92


Certificado de publicação:
Certificado de Gabriela Vasconcelos Maia

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gabriela Vasconcelos Maia , Yákara Vasconcelos Pereira , Carla Santos Borba

ABSTRACT
Este artigo apresenta um estudo sobre a importância da participação ativa da população local no desenvolvimento e planejamento do turismo em destinos turísticos a partir da defesa dos princípios da autonomia. Portanto, possui o objetivo de analisar a relevância do princípio da autonomia no processo de tomada de decisão do planejamento da atividade turística.A perspectiva autonomista reconheceque os instrumentos de planejamento, por mais relevantes e criativos que sejam, só adquirem verdadeira importância ao terem a sua operacionalização (regulamentação) e implementação influenciadas e monitoradas pelos cidadãos. Se o planejamento turístico for orientado para a comunidade local a implementação da autonomia torna-se mais apropriada devido à existência de um cenário no qual o indivíduo é mais importante, para depois reconhecer o indivíduo na coletividade. O turismo que cresce desordenadamente precisa de intervenção, pois seu potencial natural e cultural, se não preservado, pode estar ameaçado. Diante desse cenário, identifica-se a necessidade de uma efetiva tomada de decisão por meioda elaboração e implementação de  planejamento turístico voltado à comunidade local. A participação do indivíduo autônomo no planejamento turístico é de suma importância, pois contribui sobremaneira para que os objetivos sejam alcançados, sendo, também, fundamental, para a eficácia do planejamento, identificar as necessidades da comunidade local. A satisfação da comunidade é a peça-chave para o desenvolvimento turístico de uma localidade.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Aparecida Rodrigues De Barros 24-10-2023 16:40:07

O estudo mostra a importância em envolver as comunidades locais no planejamento turístico, reconhecendo que sua participação ativa e satisfação é de grande importância para o sucesso do setor.

Foto do Usuário José Geimison Tavares Bezerra 26-11-2023 18:19:10

Importante ponto de vista da autora que propõe uma abordagem participativa, democrática e autonomista para o desenvolvimento do turismo, mostrando a importância da colaboração para alcançar uma sociedade mais justa. Parabéns!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.