Recursos Competitivos: Como o Artesanato Pode Influenciar a Competitividade de Destinos Turísticos

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Temas Correlatos: Gestão estratégica;

Acessos neste artigo: 83


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Aparecida Rodrigues De Barros , Yákara Vasconcelos Pereira , Denise Clementino De Souza

ABSTRACT
O artesanato é uma atividade que, a partir de saberes populares e de tradições passadas nas relações sociais, é produzido manualmente e reflete os costumes e identidade de um povo e seu ambiente. Possui uma relação estreita com a atividade turística, sendo capaz de atrair turistas e movimentar o comércio, criando oportunidade de negócios. Este artigo tem como objetivo entender como o artesanato pode ser um recurso competitivo em destinos turísticos. A pesquisa se justifica por sua originalidade ao relacionar o artesanato à área da Administração Estratégica. Portanto, este estudo traz resultados positivos para essa questão, considerando a raridade, o valor, a inimitabilidade e insubstituibilidade dos produtos artesanais levando em consideração as especificidades culturais.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Eraldo Rocha Da Silva 26-10-2023 01:27:53

Artigo bastante relevante ao destacar a importância do artesanato em destinos turísticos. A conexão entre a produção manual e a expressão da identidade cultural de um povo é de grande importância na promoção do turismo e no fomento de oportunidades comerciais. Além disso é uma abordagem inovadora ao relacionar o artesanato com a Administração Estratégica trazendo uma perspectiva valiosa para o campo.

Foto do Usuário José Geimison Tavares Bezerra 02-11-2023 15:18:43

Trabalho super relevante que mostra para toda a comunidade como a atividade artesanal, tão importante para a economia, cultura e sociedade local, pode influenciar a atratividade de um destino turístico. As autoras trazem o fato de o artesanato ser algo valioso, raro, difícil de imitar e não ter substitutos, sendo considerado então um recurso competitivo que pode levar um destino turístico a possuir uma vantagem competitiva sustentável em um setor tão concorrido como o do turismo.

Foto do Usuário Kleytton Da Silva Rodrigues 23-11-2023 10:44:46

Um tema muito interessante, se tratando de artesanato, é algo super relevante nos aspectos turisticos de um lugar e atrelando isso à administração estratégica, me parece ser algo bastante importante.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.