Energia Solar Fotovoltaica: Um Estudo Sobre os Benefícios e Relevância do Gerenciamento Ambiental Para a Prevenção dos Possíveis Danos Para Componentes Bióticos e Abióticos

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Temas Correlatos: Administração Ambiental;

Acessos neste artigo: 131


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marluce Teixeira De Andrade Queiroz , Sara Vitoria Lima Donato , Vitor Rodrigues Faria Almeida , Matheus Pereira

ABSTRACT
Este artigo abordou a energia solar a partir do uso das instalações fotovoltaicas conectadas a rede de distribuição sendo dada ênfase aos aspectos pertinentes ao gerenciamento ambiental para garantir a sua viabilidade no Brasil e sem comprometer os componentes bióticos. Trata-se de uma pesquisa exploratória com revisão bibliográfica da literatura, partindo da premissa de que a energia fotovoltaica, sendo uma fonte alternativa inesgotável e em abundancia em território nacional, é apropriada para ampliação da sua adoção imediata pela sociedade. Nesse contexto, o estudo analisou a matriz energética brasileira, apresentou os impactos ambientais decorrentes do seu uso, explicitou o potencial nacional em relação ao uso da energia solar, descreveu os impactos ambientais e apontou as tratativas aplicáveis no uso desse tipo de energia. O estudo revelou que, embora haja muitas vantagens na utilização de energia solar fotovoltaica, há também alguns inconvenientes, tal como, o preço para instalação, os impactos ambientais, a falta de domínio da tecnologia necessária para produzir os equipamentos aqui no Brasil, a existência de medidas políticas ainda embrionárias e a falta de esclarecimento à população acerca dos benefícios da energia solar. A pesquisa conclui que, embora haja vários empecilhos para a ampliação do uso desses sistemas no Brasil, a energia solar fotovoltaica é uma alternativa concreta e viável. Acredita-se que havendo mais informações a respeito das vantagens econômicas em longo prazo e ambientais da energia fotovoltaica, haverá uma predisposição imediata da sociedade, em adotar individualmente seus próprios sistemas de energia solar fotovoltaica.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.