INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Temas Correlatos: Empreendedorismo e inovação;

Acessos neste artigo: 119


Certificado de participação:
Certificado de Jordânia De Sousa Gomes

Certificado de publicação:
Certificado de Jordânia De Sousa Gomes

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jordânia De Sousa Gomes

ABSTRACT
A inovação no setor público é fundamental para celeridade nos processos, bem como é um mecanismo para a promoção de medidas alternativas para melhorias no serviço público. Nesse sentido, o presente estudo propõe-se a analisar os fatores motivacionais que influenciam os gestores públicos na adoção da inovação no setor público.Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura, com aplicação do protocolo PRISMA, estruturação sistemática das etapas, análise de viés e seleção criteriosa dos dados extraídos da base de dados da Web of Science, Scielo e Scholar, após tratados no software Rayyan e Revman, como também o software Vosviewer para a identificação dos cluster de autores mais citados. Inicialmente, obteve-se 483 estudos, dos quais retirando as duplicadas e excluindo os que não se adequaram às exigências, sendo, portanto, selecionado 30 que foram utilizadas para extrair as motivações, barreiras e oportunidades da aplicação da inovação no setor público. Assim, conclui-se que os gestores da alta gestão tem mais facilidade de implantar a inovação, visto que estão mais propensos a darem sugestões, diretrizes e serem mais flexíveis às mudanças, a resistência é uma das barreiras mais enfatizadas da inovação e as vantagens na promoção da inovação no setor público, que são o retorno ao cidadão de uma forma mais satisfatória, adaptação à necessidade do cidadão.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Erverton Jacinto Da Silva 30-10-2023 17:21:45

O artigo apresenta informações muito relevantes que nos ajudam a conhecer os principais fatores que contribuem para que os Gestores Públicos possam buscar inovar na Adminstração Pública, bem como traz um achado de destaque que confirma o que quase sempre encontramos na literatura que se relaciona sobre o tema, que é a demonstração de que uma das principais barreiras à inovação é a resistência à novidade.

Foto do Usuário Genailda Ramos Neves 17-11-2023 09:02:55

Este trabalho aborda um tema de extrema relevância: a inovação no setor público. A inovação desempenha um papel fundamental na melhoria dos processos e na busca por alternativas para aprimorar os serviços públicos. Além disso, o estudo mostra que as vantagens da promoção da inovação no setor público incluem prestar serviços mais satisfatórios aos cidadãos e a capacidade de adaptação às necessidades da população. Isso reforça a importância de buscar soluções inovadoras que atendam às demandas e expectativas dos cidadãos. O trabalho contribui para o entendimento dos fatores motivacionais que influenciam os gestores públicos na adoção da inovação no setor público. As conclusões obtidas podem auxiliar na formulação de estratégias e políticas que promovam a inovação e melhorem a eficiência e eficácia do serviço público, resultando em benefícios para os cidadãos e para a sociedade.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.