PARÂMETROS GENÉTICOS DE UMA VARIEDADE DE MILHO DE POLINIZAÇÃO ABERTA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Genética

Temas Correlatos: Agricultura;

Acessos neste artigo: 222


Certificado de publicação:
Certificado de Tainá Caroline Kuhn

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Tainá Caroline Kuhn , Volmir Kist , Bruno Portela Brasileiro , Luiz Fernando Santos Spanholi , Gabriel Colla Bergonsi , Guilherme Weirich Krause , Vanderson Rampazzo , Gustavo Walchinski , Edison Junior Merfort , Mateus Vinicius Brustolim

ABSTRACT
Variedades de milho (Zea mays) de polinização aberta são importantes alternativas para pequenos produtores rurais. O objetivo deste trabalho foi estimar parâmetros genéticos de famílias de meio-irmãos de milho de uma variedade de polinização aberta com intuito de averiguar a possibilidade de ganhos genéticos através da seleção para produtividade. Foi avaliada a produtividade de 144 famílias de meio-irmãos, durante uma safra (2021/22) em três locais. O delineamento foi o de blocos incompletos e análise dos dados foi através de modelos mistos. As herdabilidades e acurácia para a produtividade foram baixas. No entanto, conclui-se que mesmo com estes parâmetros baixos, existe a possibilidade de ganhos genéticos através da seleção. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.