Caracterização dos Atributos Químicos dos Planossolos Nátricos da Bacia Sedimentar do Sul de Moçambique-Distrito de Chókwe

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências do solo

Temas Correlatos: Ciências do solo;

Acessos neste artigo: 294


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Agostinho Cardoso Hlavanguane , Hortênsio Pedro Comissal , Lino Gonsalves Massango

ABSTRACT
A distribuição de solos ao nível do planeta obedece a critérios geopaleoclimáticos e os elementos de classificação dos mesmos, obedecem a certos critérios macros que em parte não caracterizam e nem mencionam a ocorrência de processos que governam a produção e produtividade dessas classes de solos, tais como a salinidade, solodização, etc. Em Moçambique, ocorrem 32 classes de solos, e na bacia sedimentar sul, no maior regadio do País, ocorrem Planossolos nátricos (solonetz), Fluvissolos éutricos (Eutric Fluvissols) e nátricos (Natric Fluvisols) e Neossolos Quartzarênicos (Brunic Arenosolos), sendo a maior faixa ocupada pelos primeiros, onde se pratica a agricultura desde a familiar a comercial, arroz irrigado, produção de canavial, tomate, cebola, feijões, fruteiras, raízes e tubérculos numa faixa de 55 mil hectares. Com objectivo de fornecer informações para orientar decisões de manejo dos solos, foram estudados os planossolos nátricos de Fevereiro à Junho de 2018. Foram abertos e estudados 6 (seis) perfis de solos, e pela semelhança entre ambos, foram seleccionados 2 (dois) perfis (P1 e P2) e foi feita análise química de rotina (pH, CEs, P, K+, Na+, Ca2+, Mg2+, Al3+, H+Al, COT, MO, T, t, SB, V, m% e PST). Os resultados mostram que os solos são profundos com mais de 160 cm sem contacto litológico, o pH é moderadamente alcalino a muito alcalino, baixa CEes,  ambos aumentando em profundidade. O solo apresenta baixo teor de cálcio na superfície e muito altos teores logo a seguir variando 11 ate 15 cmolc.dm-3, médio teor de Mg2+, medio teores de K+. Apresentam baixa concentração de sódio na superfície e cresce em profundidade a níveis altos de PST (5 a 15%) conferindo aos solos caracter solódico e sódico. São pobres em P-disponível podendo este se encontrar quimiossorvidos ou complexado ao solo. O carbono orgânico e matéria orgânica são maiores e óptimos em superfície e decrescem com a profundidade dos perfis.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Abdul Remane Ussene Mussa 22-06-2023 07:16:34

Parabéns pelo contributo sobre solos da região agricola do maior regadio. É valioso pois é raro encontrar detalhes sobre solos da região. Assim vai permitir definir se fazemos lavagem ou gessagem pois sempre falamos de sais mas nunca de sodificação.

Foto do Usuário Sumbe Sebastião Tomás Matsimbe 27-06-2023 18:21:35

Parabéns trabalho muito interessante, Os dados são bons e são importantes irão servir para tomadas de decisões. Mais se tivessem colocado os dados da componente física estaria completo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.