PRODUTIVIDADE DO TOMATEIRO NO SEGUNDO ANO DE CULTIVO NA MESMA ÁREA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Fisiologia e Produção Vegetal

Temas Correlatos: Horticultura;

Acessos neste artigo: 61


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Janice Valmorbida , Anderson Fernando Wamser , Fernando Pereira Monteiro , Juracy Caldeira Lins Junior , Guilherme Mallmann , Leandro Hahn

ABSTRACT
O objetivo do trabalho foi determinar a produtividade do tomateiro cultivado na mesma área por duas safras seguidas, utilizando técnicas de manejo do solo e da planta. O experimento foi conduzido a campo, na safra 2022/2023, em delineamento de blocos ao acaso com arranjo fatorial 2x2x2, sendo duas coberturas de solo (pousio invernal e aveia preta), dois tipos de plantas (pé-franco Coronel® e porta-enxerto Shincheonggang®) e dois manejos de Trichoderma (com e sem Trichoderma). Foram avaliadas a produtividade comercial, total e descartes e a massa média de frutos de tomate em cada tratamento ao longo do segundo ano de cultivo na mesma área. Os dados foram submetidos à análise de variância a 5% de probabilidade de erro. Não houve interação entre os fatores analisados. A maior produtividade comercial foi registrada com o porta-enxerto Shincheonggang® (94 t ha-1) que se diferiu do pé-franco Coronel® (87 t ha-1). A massa média comercial de frutos não foi influenciada pelos fatores estudados. O uso do porta-enxerto Shincheonggang® aumenta a produtividade de frutos comerciais no segundo ano de cultivo do tomateiro na mesma área.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Júlia Sant’ Ana 07-07-2023 20:41:00

Trabalho muito interessante. A partir do texto foi possível evidenciar que o uso do porta-enxerto foi mais eficaz que a medida de controle biológico e o manejo cultural, sendo necessário sempre avaliar as condições climáticas e fitossanitárias para realizar a tomada de uma decisão visando não somente a resolução do problema mas também evitando gastos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.