Rendimento do óleo essencial de Piper diospyrifolium e atividade inseticida contra pragas de armazenamento

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Entomologia

Temas Correlatos: Entomologia;

Acessos neste artigo: 271


Certificado de publicação:
Certificado de Rubens Candido Zimmermann
Certificado de Alessandra Benatto

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Matheus Beger , Rubens Candido Zimmermann , Edson José Mazarotto , Wanderlei Do Amaral , Greissi Tente Giraldi , Júlia Sant’ Ana , Carolina Gracia Poitevin , Milena Ielen , Sofia Bin Macedo , Alessandra Benatto , Adélia Maria Bischoff , Joatan M. Da Rosa

ABSTRACT
Uma alternativa promissora aos inseticidas sintéticos, são os óleos essenciais (OEs) que são substâncias químicas com propriedades de inseticidas. Nesse contexto, a presente pesquisa objetivou avaliar o teor de rendimento do óleo essencial da espécie Piper diospyrifolium e o seu efeito inseticida contra pragas de armazenamento. As espécies Sitophilus oryzae, Sitophilus zeamais, Cryptolestes ferrugineus, Tribolium castaneum e Rhyzopertha dominica foram obtidos da criação em laboratório. O óleo essencial foi obtido pelo método de extração de arraste a vapor em dorna por 3 horas. A atividade inseticida foi avaliada pelo método de fumigação na concentração de 10% para o OE, os tratamentos acetona e pirimifos-metílico foram usados como controle negativo e positivo, respectivamente. O teor de rendimento do OE de P. diospyrifolium foi de 0,07%. A taxa de mortalidade variou entre 13,75% para S. ozyzae até 60,41% para T. castaneum. O OE de P. diospyrifolium apresentou baixo teor de rendimento pelo método de extração de arraste a vapor em dorna, porém possui atividade inseticida contra pragas de armazenamento, sendo um produto promissor para o manejo integrado. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Paulo Antonio De Souza Gonçalves 15-06-2023 08:53:24

Estudo básico importante sobre a espécie, Piper diospyrifolium . Sugestão para futuras pesquisas: estudo do óleo em diferentes concentrações. Estudo em separado do óleo com diferentes concentrações de terra de diatomáceas.

Foto do Usuário Andrey Martinez Rebelo 19-06-2023 15:35:02

Ótimos resultados. Sugiro uso de óleo emulsionado em tween, pois seria uma alternativa de disponibilização do óleos como produto final. Apesar do baixo rendimento de óleo, a escolha de uma planta relativamente abundante facilita seu uso e a viabilização do desenvolvimento de um produto final.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.