Participação de Pessoas Negras em Altos Cargos na Esfera Pública Federal

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Temas Correlatos: Ensino e Pesquisa em Administração;

Acessos neste artigo: 85


Certificado de publicação:
Certificado de Jessica M Silva De Oliveira
Certificado de Carolaine Silva Santos

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jessica M Silva De Oliveira , Carolaine Silva Santos , Rafael Procópio Dos Santos , Welde Messias Vieira Da Silva

ABSTRACT
O debate em torno do racismo institucional ganha protagonismo em várias vertentes nos últimos anos, apesar da crescente dos estudos sobre as questões de raça eles ainda são escassos. A fim de trazer contribuições para essa pauta, esse artigo tem como objetivo descrever o contexto dos altos cargos do poder público federal, compreendendo quais posições a população afro-brasileira ocupa nesses cenários. Esse estudo fundamenta-se nas contribuições teóricas de cientistas sociais, antropólogos e estudiosos da questão racial que se empenharam em decifrar o dilema de como se constituiu a sociedade brasileira depois da colonização. A partir da Análise de Conteúdo, foram coletadas e analisadas 15 reportagens encontradas no Google, que possibilitaram a relação entre o teórico e o empírico, a qual mostra a ausência de pessoas negras nos cargos mais altos do poder público federal e sua concentração em atividades subalternas, motivadas e influenciadas pelo racismo e suas diversas formas de expressão. Ao final, cabe observar a forma como a educação básica e média é ofertada às periferias do Brasil e como a falta de políticas públicas contribui para a desigualdade racial em cargos de alto poder de decisão.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Welde Messias Vieira Da Silva 24-10-2023 10:43:57

Tema importantíssimo para entender as questões de raça e como elas influenciam a composição dos altos cargos públicos ????

Foto do Usuário Tatiana Lima Brandão 27-11-2023 11:21:59

Tema de alta relevância para as discussões atuais e as interseccionalidades que perpassam as questões de raça. Importante também o questionamento acerca do racismo para além do racismo institucional ou individual e sim do racismo estrutural, que está na base da nossa sociedade, fruto do passado histórico da escravização. Indico a leitura do livro ''Racismo Estrutural'', do ministro Silvio de Almeida e autores como Abdias Nascimento, Clovis Mouras, Ynaê Lopes sobre o tema.

Foto do Usuário Mariana Madeira Da Costa Santos 28-11-2023 23:22:20

É inspirador observar a construção de temas tão importantes na pesquisa científica. Independentemente do tempo dedicado à elaboração da pesquisa, é gratificante saber que este é apenas o começo e que outras obras virão em um futuro próximo, especialmente quando abordam uma classe tão essencial como a dos professores. Além disso, compartilho da opinião sobre a importância de mais investigações que abordem a questão da raça, especificamente analisando a situação das mulheres negras nas instituições. Essa abordagem mais abrangente e inclusiva certamente enriquecerá o entendimento e promoverá avanços nas políticas públicas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.