INFESTAÇÃO DA BROCA-PEQUENA-DO-TOMATEIRO A CAMPO E EM ESTUFA NO SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Entomologia

Temas Correlatos: Horticultura;

Acessos neste artigo: 225


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Juracy Caldeira Lins Junior , Janice Valmorbida , Anderson Fernando Wamser , Guilherme Mallmann , Fernando Pereira Monteiro , Leandro Hahn , Janaína Pereira Dos Santos

ABSTRACT
A broca-pequena-do-tomateiro, Neoleucinodes elegantalis (Lepidoptera: Crambidae) é uma praga de difícil controle e que pode causar perdas de até 90%. Com o objetivo de avaliar a infestação de N. elegantalis dentro do Sistema de Produção Integrada do Tomateiro foi realizado um estudo a campo e em estufa na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) – Estação Experimental de Caçador durante a safra 2022/2023. O monitoramento foi realizado com armadilhas Delta iscadas com o feromônio sexual da praga. A infestação foi determinada pela porcentagem de frutos brocados a cada colheita realizada. As armadilhas de feromônio não capturaram nenhum adulto de N. elegantalis durante toda a safra. A maior porcentagem de infestação a campo foi observada na primeira colheita e, na estufa, na décima segunda. Embora não seja o método ideal, a quantificação de frutos brocados a cada colheita pode ser utilizado como parâmetro para monitorar a população da broca-pequena-do-tomateiro e orientar a tomada de decisão de controle.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Paulo Antonio De Souza Gonçalves 19-06-2023 10:36:28

Parabéns pelo trabalho!! Importante avaliação de diferentes métodos de monitoramento da broca pequena em tomateiro. Também já tivemos dificuldade de captura de broca pequena em tomateiro com uso de feromônio em observação que fizemos em tomateiro em Ituporanga, SC.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.