DANOS DA MOSCA-DA-RAIZ (Delia sanctijacobi) NO ALHO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Entomologia

Temas Correlatos: Horticultura;

Acessos neste artigo: 537


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Juracy Caldeira Lins Junior , Leandro Delalibera Geremias , Janaína Pereira Dos Santos

ABSTRACT
Surtos recentes de larvas de mosca têm sido relatados nas últimas safras de alho em todas as regiões produtoras de Santa Catarina. A praga foi identificada como a mosca-da-raiz, Delia sanctijacobi (Diptera: Anthomyiidae). Com o objetivo de fazer o primeiro relato dos danos provocados por essa praga na cultura do alho, um estudo foi conduzido a campo na safra de 2021. Plantas com sintomas do ataque foram coletadas e analisadas em laboratório. As larvas de D. sanctijacobi atacam os bulbilhos a campo e a depender do nível de infestação podem abrir galerias nas plantas na região localizada logo acima das raízes. Os sintomas gerais do ataque da praga são caracterizados por amarelecimento seguido de secamento e morte das plantas de alho.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marcelo Mendes De Haro 16-06-2023 14:55:10

Parabéns aos autores pelo presente trabalho! Estudos sobre a insetos-praga e os possíveis danos causados pelos mesmos são o alicerce para programas de manejo integrado de pragas.

Foto do Usuário Bárbara Vieira Dos Santos 16-06-2023 21:20:01

Uma excelente área e trabalho realizado! Nos traz conhecimento e possibilita avaliar novas perspectivas a respeito.

Foto do Usuário Paulo Antonio De Souza Gonçalves 19-06-2023 10:30:07

Parabéns pelo trabalho!! Estudo bem focado, que servirá de base para entender os recentes surtos com essa espécie de mosca em aliáceas.

Parabéns pelo trabalho! São informações importantes, tanto para rotação de culturas quanto para cuidados com culturas adjacentes, uma vez que se trata de uma praga polífaga.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.