Quantificação da Massa Fresca e Seca de Mudas de Coffea Arabica Inoculadas com Trichoderma Harzianum em Diferentes Tempos de Imersão das Sementes.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Sustentabilidade ambiental;

Acessos neste artigo: 240


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ricardo Arizono Dos Reis , Flávio Neves Celestino , Aline Aparecida Martins Rolim , Jucelia Rodrigues Alves

ABSTRACT
Os fungos do gênero Trichoderma spp. apresentam papel relevante na promoção de crescimento das plantas. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi quantificar o ganho de massa das mudas de café arábica inoculadas com o fungo T. harzianum, bem como, determinar o tempo de imersão das sementes na suspensão dos conídios. Para inoculação do fungo foi realizado a imersão de sementes em suspensão de conídios a uma concentração de 1 x 107 conídios mL-1 em diferentes tempos (0h; 6h; 12h; 79 24h; 48h e 96h). Os tratamentos corresponderam a um arranjo fatorial 2 x 6, num delineamento em blocos casualizados, com 5 repetições. Os dados de crescimento vegetativo foram submetidos a análise de variância, a 5% de probabilidade. Para verificar a influência do tempo de imersão os dados foram submetidos à análise de regressão, ao nível de 5% significância. Não foi observada diferença significativa entre o fungo promotor de crescimento Trichoderma harzianum para massa seca da parte aérea, massa seca de raiz, massa fresca da parte aérea e massa fresca de raiz. Adicionalmente, o tempo de imersão das sementes para a massa seca da parte aérea, massa seca e massa fresca de raiz não se ajustaram a um modelo de regressão. Entretanto, a massa fresca da parte aérea aumenta em função do aumento do tempo de imersão das sementes de café arábica e não tem relação com os fungos promotores de crescimento.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.