FITOTOXICIDADE DOS HERBICIDAS EM FORRAGEIRAS DE INVERNO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Fisiologia e Produção Vegetal;

Acessos neste artigo: 242


Certificado de publicação:
Certificado de Patricia Jacinta Da Luz Nascimento

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Patricia Jacinta Da Luz Nascimento , Lucas Gabriel Do Santos Nascimento , Marina Gonzatto De Castro , Gabriela Quiezi , Igor Alfonzo Garay , Lucas Antônio Marin , Eduardo Gabriel Ferreira Motta , Eloiza De Oliveira Jansson , Leonardo Brandelero Zamboni , Pedro Valério Dutra De Moraes

ABSTRACT
RESUMO
Herbicidas são compostos químicos amplamente utilizados na agricultura para controlar plantas daninhas. No entanto, esses produtos podem causar danos às plantas cultivadas, incluindo festucas, azevém e aveia. Estudos mostram que a fitotoxicidade dos herbicidas pode variar dependendo da dose, tipo e momento de aplicação, bem como da sensibilidade da espécie vegetal. Os sintomas de fitotoxicidade incluem alterações na coloração das folhas, diminuição do crescimento e até mesmo morte da planta. É importante considerar os riscos associados à aplicação de herbicidas e utilizar medidas preventivas para minimizar os efeitos negativos na produção agrícola e no meio ambiente. O experimento foi conduzido na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos em delineamento inteiramente casualizado, bifatorial, os tratamentos foram compostos pelas quatro espécies de interesse e quatro herbicidas: Mannejo, Tricea, 2,4-D, Gamit e contendo quatro repetições mais as testemunhas, totalizando cinco tratamentos. Desta forma verificou-se que houve interação entre herbicidas e as forrageiras. Os melhores resultados foram encontrados no herbicida Mannejo e 2, 4 D, onde mostraram resultados positivos em questão da seletividade dos herbicidas com as forrageiras de interesse. 
PALAVRAS-CHAVES: Forragicultura, Pastagens, Culturas de Inverno, Sistema de Plantio Direto. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.