Estudo da Relação Entre os Parametros Climáticos e a Produtividade do Algodão na Região Centro-Oeste do Brasil.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agrometeorologia e Geotecnologia

Temas Correlatos: Agrometeorologia e Geotecnologia;

Acessos neste artigo: 227


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ruan Carlos Corrêa , João Paulo Balbino Da Silva , Lucas Eduardo De Oliveira Aparecido , Guilherme Botega Torsoni , Maiqui Izidoro , Bruna De Cássia Corrêa Carvalho

ABSTRACT
Este estudo teve como objetivo investigar a influência dos fatores climáticos no rendimento do algodão na região Centro-Oeste do Brasil. Foram coletados dados de produtividade do algodoeiro, de 1989 a 2017, por meio da plataforma SIDRA do IBGE, e dados climáticos diários de 1983 a 2018, através da plataforma NASA/POWER. A evapotranspiração potencial (ETP) foi calculada pelo método Penman-Monteith e o balanço hídrico climatológico foi calculado pela metodologia de Thornthwaite e Mather (1955). As correlações de Pearson foram utilizadas para avaliar a relação entre a produtividade do algodão e os elementos meteorológicos em cada estágio da fenologia do cultivo. Os resultados mostraram que a ETP e a radiação solar global (ARM) foram os principais fatores climáticos que influenciam positivamente a produtividade do algodão durante o estágio de plantio ao florescimento. No entanto, o excesso de umidade e as precipitações elevadas durante o período de florescimento afetaram negativamente a produtividade do algodão. Concluiu-se que a relação entre os fatores climáticos e a produtividade do algodão é complexa e varia de acordo com a etapa de cultivo. Este estudo pode auxiliar os produtores de algodão a identificar os principais fatores climáticos que afetam o rendimento do algodão na região Centro-Oeste do Brasil e adotar práticas de manejo adequadas para minimizar os efeitos adversos do clima sobre a produtividade do algodão.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.