EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE ESPÉCIES HIBERNAIS EM SOBRESSEMEADURA SOBRE A PRODUTIVIDADE DE UMA PASTAGEM DE TIFTON 85

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Fisiologia e Produção Vegetal

Temas Correlatos: Ciências animais / Zootecnia;

Acessos neste artigo: 244


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Felipe Jochims

ABSTRACT
Em um levantamento realizado pela Epagri observou-se que as propriedades baseiam sua produção sobre pastagens perenes de verão, especialmente pelo período quente do ano ser o predominante . Ainda assim, durante o inverno, essas pastagens estivais reduzem drasticamente a sua produção, sendo necessário o plantio de pastagens de inverno. Para otimizar o uso da área, os produtores utilizam a sobressemeadura de espécies hibernais sobre as estivais, reduzindo o tempo de espera para o uso da pastagem de inverno, reduzindo a mão de obra e reduzindo o período de retorno para a pastagem de verão, consequentemente reduzindo o custo de produção. 
No entanto, a depender das práticas e das espécies de inverno utilizadas, existe a possibilidade de que a pastagem de inverno seja afetada pela de verão ou ainda a pastagem de verão seja afetada pela de inverno, principalmente na primavera, quando a pastagem de verão começa a rebrotar. Considerando isso, o presente trabalho objetivou avaliar o efeito deletério, se existe, da utilização de aveia e azevém implantada em sobressemeadura sobre uma pastagem de Tifton 85 manejada com vacas de leite.
A utilização do azevém em sobressemeadura tem efeito deletério do rebrote do Tifton 85. Ainda assim, a produção anual de forragem é aumentada em 18% com o uso da técnica, independente da espécie de inverno utilizada. Dessa forma, o conhecimento das curvas de produção se torna importante para um eficiente planejamento forrageiro da propriedade

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.