AVALIAÇÃO DA TAXA DE GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE FEIJÃO-CAUPI ARMAZENADAS EM BANCO DE GERMOPLASMA NA COLÔMBIA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Agricultura;

Acessos neste artigo: 212


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ruan Carlos Corrêa , João Paulo Balbino Da Silva , Luiz Felipe Bento De Sousa , Maiqui Izidoro , Lucas Eduardo De Oliveira Aparecido , Guilherme Teixeira Simões

ABSTRACT
O objetivo do presente estudo foi avaliar a taxa de germinação de sementes de feijão-caupi da Linha 006-016, armazenadas nos lotes 2013A, 2013B e 2014A, no banco de germoplasma da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade de Córdoba, na cidade de Montería, na Colômbia. Os resultados mostraram que o lote 2013B apresentou a maior taxa de germinação, com 93,3%, indicando que o método de conservação utilizado foi mais eficiente para este lote. O lote 2014A, por sua vez, apresentou a menor viabilidade, com 81,11% de plantas germinadas, enquanto o lote 2013A obteve 90% de plantas germinadas. Resultados esses que destacam a importância da avaliação periódica da viabilidade das sementes armazenadas em bancos de germoplasma para garantir a conservação eficaz dos recursos genéticos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.