EFEITO DE PREPARADO HOMEOPÁTICO E DE FERMENTADO DE ACTINOBACTÉRIA SOBRE ALIMENTAÇÃO DA LAGARTA-DA-COROA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Entomologia

Temas Correlatos: Entomologia;

Acessos neste artigo: 212


Certificado de participação:
Certificado de Anderson Antunes

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Mário Lucas Janiski De São Miguel , Anderson Antunes , Rodrimar B. Gonçalves , Joatan M. Da Rosa , Eduarda Mello Martins , Magnun Rodrigo Da Silva , Ana Simone Richter , Maria Aparecida Cassilha Zawadneak

ABSTRACT
 A lagarta-da-coroa Duponchelia fovealis Zeller (Lepidoptera: Crambidae) vem se destacando como praga-chave do morangueiro.  Suas lagartas são vorazes, se alimentando de folhas, reduzindo a área foliar e diminuindo a produção. Por ser o morango consumido de forma in natura, métodos para redução dos seus danos, de baixo impacto são desejáveis. Desta forma, o presente estudo objetivou avaliar o efeito de deterrência alimentar de fermentado de actinobactéria Streptomyces e preparado homeopático 5CH (isopatia) sobre lagartas de D. fovealis. Em condições de laboratório, em bioensaios com e sem chance de escolha avaliaram a cada 24h, por três dias, o porcentual de injurias a folíolos de morangueiro expostos aos tratamentos e dispostos em arenas. O preparado homeopático 5CH e o fermentado de actinobactéria a 6% não reduziram significativamente a alimentação de lagartas de D. fovealis.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Paulo Antonio De Souza Gonçalves 15-06-2023 08:44:07

O estudo é importante, pois trata um problema emergente com alternativas aos agrotóxicos. O cultivo do morangueiro está se expandindo, sobretudo em ambientes protegidos. Isso torna o manejo de pragas com substâncias alternativas um importante espaço a ocupar. Sugestão para futuras pesquisas: ensaios separados com homeopatias e o fermentado de actinobactérias em diferentes diluições/concentrações.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.