Avaliação da Viabilidade de Sementes Preservadas de Feijão-Caupi Por Meio do Teste de Tetrazólio

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Agricultura;

Acessos neste artigo: 47


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ruan Carlos Corrêa , João Paulo Balbino Da Silva , Luiz Felipe Bento De Sousa , Maiqui Izidoro , Lucas Eduardo De Oliveira Aparecido , Guilherme Teixeira Simões

ABSTRACT
O presente trabalho avaliou a viabilidade de sementes armazenadas de feijão-caupi (Vigna unguiculata) por meio do teste de tetrazólio, que é um método amplamente utilizado para avaliar a viabilidade de sementes. O feijão-caupi é uma planta autógama da família Fabaceae e é originária da África, mas foi introduzida no Brasil pelos colonizadores portugueses no século XVI. O estudo foi realizado na Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade de Córdoba, na Colômbia, e teve como objetivo determinar se o método de armazenamento utilizado pelo banco de germoplasma da universidade era adequado para as sementes de feijão-caupi. As sementes avaliadas foram do genótipo Línea 006-016 com os anos de armazenamento 2013A-2013B-2014A. Os resultados foram subdivididos em dois grupos, as sementes viáveis e as não viáveis, tendo sido analisado a porcentagem de sementes viáveis, constatando assim que o lote 2013B teve uma boa viabilidade de sementes já os lotes 2013A e 2014A tiveram uma viabilidade mediana segundo a Embrapa.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.