Análise do Crescimento de Cevada (Hordeum Vulgare) Inoculada com Fungo Micorrízico (Acaulospora Scrobiculata).

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Microbiologia

Temas Correlatos: Nutrição Mineral de Plantas;

Acessos neste artigo: 215


Certificado de publicação:
Certificado de Murilo Francisco Travençoli Rossetim

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Murilo Francisco Travençoli Rossetim

ABSTRACT
A cevada é uma cultura de grande importância para a indústria cervejeira, dessa forma é essencial o desenvolvimento de tecnologias que diminuam o uso de insumos químicos, para o aumento da produtividade sem aumentar os custos. Os fungos micorrízicos arbusculares têm a capacidade de melhorar a absorção de nutrientes para as plantas e consequentemente trazer esse aumento de produtividade. O objetivo deste trabalho foi avaliar a inoculação do fungo Acaulospora scrobiculata nos fatores de crescimento iniciais da cevada. Foi conduzido experimento em canteiro da Universidade Tuiuti do Paraná em Curitiba, PR no período de março a maio de 2019. Foram avaliados a altura e massas da parte aérea e raízes frescas e secas. Não foram observadas diferenças estatísticas nos resultados. Mesmo sem essas diferenças a inoculação de fungos micorrízicos arbusculares é uma prática em ascensão e esse estudo se mostra como um esboço para futuros experimentos na inoculação de cevada.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Larissa De Souza Gois 19-06-2023 22:46:32

Parabéns pelo trabalho, os Fungo Micorrízico arbusculares (FMAs) são incríveis e por mais que as análises que foram realizadas neste trabalho não diferiram estatisticamente é importante estudar outras características como: resistência ao estresse hídrico a doenças e a produção de inflorescências. Uma sugestão seria estudas os FMAs nativos presentes na rizosfera do trigo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.