CONSÓRCIOS MICROBIANOS MULTIFUNCIONAIS EM SOJA EM CASA DE VEGETAÇÃO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Microbiologia

Temas Correlatos: Nutrição Mineral de Plantas;

Acessos neste artigo: 220


Certificado de publicação:
Certificado de Murilo Francisco Travençoli Rossetim

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Murilo Francisco Travençoli Rossetim , Leticia Tinoco Vieira , Eryca Tiemi Okuda , Antonio Carlos Vargas Motta , Mariangela Hungria , Glaciela Kaschuk

ABSTRACT
A inoculação da soja com bactérias simbióticas do gênero Bradyrhizobium spp., que fixam N2, pode garantir todo o N requerido pela cultura. Além disso, a coinoculação de Bradyrhizobium spp. com Azospirillum spp., e/ou com Bacillus spp., e/ou com Trichoderma spp. pode aumentar o rendimento de grãos por mecanismos complementares de promoção de crescimento vegetal. O objetivo deste trabalho foi o de avaliar as respostas da cultura da soja às inoculações múltiplas com microrganismos dos gêneros Bradyrhizobium, Azospirillum, Bacillus e Trichoderma, a fim de estabelecer estratégias que permitam o uso combinado de bioinsumos com múltiplas funções. Foram conduzidos ensaios em casa de vegetação com 12 diferentes tratamentos de inoculações múltiplas durante a safra 2021/2022. O experimento foi conduzido em Curitiba, PR, Brasil, sendo as avaliações de plantas emergidas, massa das raízes, parte área e nódulos e número de nódulos e conteúdo de N e P, foram feitas nos estádios V4 e R1. Os tratamentos com mais de dois microrganismos resultaram em diminuição no número de plantas emergidas. Além disso, os tratamentos de inoculação afetaram a massa e o número de nódulos, sendo que a inoculação apenas com Bradyrhizobium resultou em maior nodulação do que os tratamentos com inoculações múltiplas. Mesmo com esses resultados ainda assim o futuro é promissor para os estudos com consórcios microbianos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Evanilde De Abreu Tinga 23-06-2023 19:07:26

Muito interessante, há pouca informação sobre a relação simbiótica plantas-microrganismos, em biotecnologia essa relação tem sido muito explorada. Acredito que o trabalho é promissor.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.