Avaliação de Vibração Ocupacional de Corpo Inteiro em Atividades Mecanizadas de Escarificação e Subsolagem

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Agrotech e desenvolvimento rural;

Acessos neste artigo: 97


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Isolda Cordeiro Carvalho , Neilamy Geane Do Nascimento Giffony , Wesley Moura Lima , Lucas Evangelista Prates Moreira , Pedro Henrique Ferreira Rodrigues , Roldão Carlos Andrade Lima , Sabrina Pimentel

ABSTRACT
As operações se expandem cada vez mais no setor agrícola e florestal, que pode ser relacionado ao crescente aumento de doenças ocupacionais. O objetivo deste trabalho foi avaliar a vibração de corpo inteiro transmitida aos operadores de tratores agrícolas nas atividades de preparo do solo (escarificação e subsolagem). A atividade avaliada foi o preparo do solo em diferentes técnicas. Constata-se que a vibração na técnica de subsolagem é maior que a de escarificação, sendo o eixo X o bloco que apresentou maior vibração. Os impactos na vibração do trator não devem ser determinados apenas pela influência dos implementos, mas também pelos diferentes tipos de operações realizadas nas atividades agrícolas e florestais. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Eduarda Vaz Braga 25-06-2023 20:18:19

Achei muito legal. Muito interessante. Adorei o tema.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.