Importância dos Adjuvantes na Eficiência do Controle de Plantas Daninhas

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Fisiologia e Produção Vegetal

Temas Correlatos: Agricultura;

Acessos neste artigo: 281


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Laila Jordana Macedo Trindade , Alinne Coelho De Melo , Robson José Ferreira Júnior , Nathália Carvalho Cardoso , Arthur Sopran Miranda , Ramon Mendes Rodrigues , Larissa Pacheco Borges , Fábio Santos Matos , Luiz Gustavo Oliveira Caixeta

ABSTRACT
Devido a necessidade de aumentar a efetividade dos herbicidas no controle de plantas daninhas, esse trabalho teve como objetivo avaliar o sinergismo dos adjuvantes em conjunto com diferentes herbicidas. O mesmo foi conduzido em campo experimental destinado a produção de soja na Universidade Estadual de Goiás, unidade de Ipameri. As plantas daninhas em estádio inicial foram submetidas a dessecação com uso de mistura de herbicidas Glyphosate Zapp QI 620 e Verdict Max e cinco diferentes combinações de adjuvantes correspondentes aos tratamentos (Iharol gold, Dessek, Alvo, Alvo + Agrofix, Dessek + Agrofix). As variáveis avaliadas foram realizadas às 24 h, 72 h e 120 h após aplicação, onde apresentaram resultados significativos em relação aos parâmetros avaliados de temperatura da parcela, eficiência de controle de folhas largas, estreitas e ao total de plantas daninhas. Recomenda-se a combinação entre Alvo e Agrofix para o manejo eficaz de daninhas de folhas estreitas e largas, logo após 24 horas de aplicação (acima de 60% de eficiência). 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Janice Valmorbida 28-06-2023 09:47:54

Parabéns pelo trabalho. Temos observado que as plantas daninhas/invasoras estão cada vez mais resistentes a herbicidas, validando pesquisas nessa área. Algumas dúvidas: quais as principais plantas daninhas eram encontradas na área experimental por ocasião dos tratamentos? - A dose utilizada dos produtos foi dose de bula? Agradeço.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.